Em Manteigas decorre a semana da inovação com o objetivo de valorizar a lã e dar a conhecer a tradição têxtil do concelho. Há várias iniciativas agendadas com destaque para as residências artísticas que promovem a criatividade.
O trabalho é uma homenagem à tradição fabril de Manteigas, que já leva três semanas e tem contado com o contributo de jovens e idosos da vila.
Susana entrega nas mãos de gente empenhada a concretização da obra que idealizou quando aceitou o desafio de coordenar a residência criativa comunitária, uma das iniciativas da semana da inovação
“Decidimos criar uma peça que partisse da reciclagem. Estamos a usar mangas de camisas de lã, que estamos a encher e depois há uma poesia, um texto que está a ser bordado por cima. Que conta, no fundo, a história dos lanifícios das fábricas”, explica a designer Susana António.
A peça artística vai tomando forma graças ao talento do grupo e a reunião é pretexto para a troca de experiências. O trabalho fica exposto por vários espaços da vila de Manteigas com o objetivo de valorizar a lã, como matéria prima da criatividade.
“Temos dias abertos nas nossas fábricas, temos workshops, lã talks com pessoas do mundo da lã, da arte e da criatividade. Aquilo que nós queremos é ter uma semana diversificada e com novas paisagens criativas”, diz o presidente da câmara de Manteigas, Flávio Massano.
As atividades estendem-se por uma semana e é a primeira edição da iniciativa que lança o fio para os próximos anos.
Fonte: Sic Noticias
Sem comentários:
Enviar um comentário