Historia de Sameiro


Sameiro, situado na margem esquerda do rio Zêzere, conta com 21,04 km² de área e 274 habitantes (2021). Densidade: 16,9 hab/km². Dista de Manteigas 6 Km. Senso sob o ponto de vista administrativo, a terceira Freguesia (Formando um conjunto das quatro do concelho) Sta Maria, S.Pedro, Sameiro e Vale de Amoreira.

Uma antiga versão popular em que a tradição se confunde com a lenda e a ficção, faz derivar o nome de Sameiro do facto em eras passadas, uma devido á horda de invasores, que pretendeu subir pelo vale do Zêzere em missão de exploração de conquista, ter deparado, por alturas da “Figueira-brava”, com intransportável dificuldade, devido á barreira de passagem que os de cima lhe tinham feito, fazendo rolar enormes pedregulhos, o que obrigou os exploradores a desistir do prosseguimento da marcha.

Concluíram os invasores que, devido a tal barreira, ninguém já mais se teria atrevido a passar dali para cima, pelo que não deveria haver mais sítio povoado para o interior da serra, no que se enganavam redondamente.

Assim, julgando ser a última povoação que avia explorado, lhe terão posto o nome de “Povo Cimeiro”, donde terá derivado o nome de Sameiro.

Nesta área deteve a Ordem de Malta importantes bens. Razão pela qual o brasão de armas ostenta a cruz oitavada daquela importante e antiquíssima Ordem Religiosa e Militar.

Padroeiro - São João Batista

Principais Actividades Económicas - Agricultura, pecuária, extracção e preparação de madeira, serralharia civil, construção civil e têxteis.

Festas e Romarias - Santa Eufêmia (é o domingo a seguir ao dia 16 de Setembro), Beato Nuno (2.º fim-de-semana de Agosto) e São João (24 de Junho ou fim-de-semana mais próximo).

Património Cultural e Edificado - Igreja Matriz, Capela de Santa Eufêmia, Cruzeiro, Fonte de São João Batista e Fragais dos Mouros.

Locais de Interesse Turístico - Lugar da Cabeça da Azinha, Vale de SAMEIRO , Gorgolão, Relva da Reboleira (Pista de Ski Sintética, Parque de Campismo, Praia Pluvial e Parque de Merendas), Parque de Lazer e Recreio em SAMEIRO (Polidesportivo e Piscina).

 21,04 km² de área

Meteorologia Serra Estrela - Vitor Baia