Meteorologia Serra Estrela - Vitor Baia

terça-feira, 24 de março de 2020

Proteção Civil da Guarda ativa plano de emergência distrital

Comissão Distrital de Proteção Civil da Guarda
decidiu ativar o plano de emergência distrital para articulação interinstitucional» devido à pandemia da Covid-19

«Na sequência da proposta apresentada pela Comissão Distrital de Proteção Civil, a secretária de Estado da Administração Interna autorizou a ativação do Plano de Emergência do distrito da Guarda entre as 00h00 do dia 23 de março e as 24 horas de 3 de abril», adiantou o comandante operacional do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) da Guarda, António Fonseca, em comunicado enviado a O INTERIOR.

Segundo a nota, a ativação do plano «nas atuais circunstâncias de pandemia da Covid-19 tem como objetivo aumentar a capacidade de coordenação, controlo e articulação interinstitucional, para que se implementem, de forma eficaz, as medidas preconizadas no Decreto 2-A/2020 de 20 de março, assim como reforçar os mecanismos compensatórios que permitam anular possíveis constrangimentos na capacidade de mobilização operacional dos agentes de proteção civil e demais entidades com especiais deveres de colaboração».

A ativação deste plano implica ainda a constituição de uma subcomissão permanente para «acompanhamento da situação, que procede à recolha de informação para inventariação dos danos e prejuízos que são comunicados à Comissão Distrital de Proteção Civil e entidades competentes».

Carlos Ascensão, presidente da Câmara de Celorico da Beira e da Comissão Distrital de Proteção Civil, passa a ser também diretor do plano.

Fonte : O Interior

sexta-feira, 20 de março de 2020

Abertura do hotel Vila Galé em Manteigas foi suspensa

O Vila Galé tinha prevista a abertura do novo hotel em Manteigas, no dia 27 de março, mas, devido à situação de pandemia de Covid-19, decidiu suspender a entrada em funcionamento.
“A abertura do hotel Vila Galé Serra da Estrela foi naturalmente adiada. Oportunamente será anunciada nova data”, adiantou ao JF uma fonte oficial do grupo hoteleiro, um dos maiores do país.
A unidade estava praticamente pronta a trabalhar, tendo inclusivamente a equipa de funcionários já formada, mas agora entre num período de espera. “A situação dos trabalhadores será devidamente acautelada”, acrescenta a fonte.
Hoje, o Vila Galé anunciou, em comunicado, que vai manter em funcionamento apenas sete hotéis em diferentes regiões de Portugal – numa decisão para já em vigor até 9 de abril –, maioritariamente direcionados para função social e não para lazer.
“Constatámos nos últimos dias que continua a existir um conjunto de profissionais no nosso país com necessidades de alojamento, sejam eles profissionais de empresas que não podem suspender os seus serviços para garantir os serviços mínimos necessários, ou clientes em trânsito que não conseguem voos de regresso”, refere.
Para atender a estes casos, manter-se-ão assim em funcionamento, e com “um preço especial”, as unidades Vila Galé Porto, Coimbra, Cascais, Ópera (Lisboa), Évora, Ampalius (Vilamoura) e Cerro Alagoa (Albufeira).


quinta-feira, 19 de março de 2020

Manteigas reduz para metade faturas da água, saneamento e resíduos a munícipes e empresas

A autarquia de Manteigas informou, numa nota enviada às redações que o «Executivo Camarário decidiu hoje (18-03-2020), por unanimidade, aplicar uma redução de 50% nas faturas da água, saneamento e resíduos de todos os munícipes e empresas sediadas do concelho de Manteigas, no que respeita aos meses de março, abril e maio de 2020».
A medida surge «no quadro da pandemia epidemiológica mundial» e reflete a precoupação do município em «conter as possíveis linhas de contágio, designadamente através do reforço dos cuidados de higiene pessoal (lavagem frequente das mãos, cara e corpo em geral)».
Com esta redução, a autarquia manteiguense pretende também «diminuir o impacto e as dificuldades financeiras decorrentes do abrandamento da atividade económica» enfrentadas pelos cidadãos e empresas do concelho.

Fonte: ointerior

domingo, 15 de março de 2020

Dois feridos graves na sequência de despiste em Manteigas

Um homem e uma mulher, na casa dos 30 anos, ficaram feridas gravemente na sequência de um despiste automóvel em Manteigas, na tarde deste domingo, disse ao JF fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro da Guarda.
As vítimas seguiam na viatura ligeira sinistrada (um todo-o-terreno), numa estrada de terra batida da freguesia de Santa Maria (entre Penhas Douradas e Covão da Ponte).
As autoridades mobilizaram para o local 18 operacionais, apoiados por seis viaturas dos Bombeiros de Manteigas, GNR de Montanha, VMER da Covilhã e INEM de Seia.
Os feridos foram transportados para uma unidade hospitalar.

quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

Anjos, Matias Damásio e Cláudia Martins & Minhotos Marotos em mais uma edição da ExpoEstrela em Manteigas

De 22 a 25 de fevereiro, o Município de Manteigas promove mais uma edição da ExpoEstrela – Mostra de Atividades e Feira de Artesanato, com atuações de Cláudia Martins & Minhotos Marotos, Anjos e Matias Damásio.

Artesanato, comércio, indústria, serviços, associativismo, gastronomia e animação vão marcar presença durante quatro dias, em que o concelho de Manteigas mostra o que de melhor tem para oferecer a quem a visita.
O programa desta 24ª edição conta com atuações de Cláudia Martins & Minhotos Marotos, Banda Boa União – Música Velha e Pedro Tróia no dia 22 de fevereiro (sábado).
No dia 23 de fevereiro, a Orquestra de Sopros “Música Nova” e Matias Damásio vão animar os presentes.
Os Anjos serão os protagonistas da noite de 24 de fevereiro, dia em que decorrerá o Baile de Carnaval e respetivo concurso de máscaras.
O habitual desfile de Carnaval irá percorrer as ruas da vila serrana no dia 25 de fevereiro.

Empresa de bebidas não alcoólicas estima criar 20 postos de trabalho em Manteigas

O município de Manteigas, no distrito da Guarda, celebrou com a empresa Condição Tempo, S.A. um contrato de arrendamento de um espaço com a área de 2.256 metros quadrados, no Complexo Multiusos da SOTAVE.

Segundo a autarquia presidida por Esmeraldo Carvalhinho, o contrato de arrendamento, que vigora pelo período de 20 anos, tem em vista o desenvolvimento, por parte da empresa, da “atividade industrial de fabricação e distribuição de refrigerantes, bem como de outras bebidas não alcoólicas e comercialização de café”.
“O projeto prevê criar no curto prazo 20 postos de trabalho”, refere a fonte.

Fonte: Beira.pt