Os presidentes das Câmaras Municipais de Manteigas e de Celorico da Beira assinaram, em Esposende, contratos de financiamento no valor de 150 mil euros, cada, para projectos que submeteram a concurso e que foram aprovados pelo Fundo Ambiental para a área do Parque Natural da Serra da Estrela. As obras têm de estar concluídas até ao final do ano.
Manteigas vai apostar nos Trilhos Verdes, um produto de turismo ambiental que o presidente da autarquia, Flávio Massano, considera não só de Manteigas, mas também de toda a Serra da Estrela. “Felizmente obtivemos o montante máximo de financiamento, que será agora investido na melhoria das condições de visitação dos nossos magníficos trilhos”, conta Flávio Massano sobre o contrato que prevê um financiamento de 95 por cento a fundo perdido. Este é, recorde-se, um projecto do Fundo Ambiental com uma dotação total de 4 milhões de euros.
O projecto apresentado por Celorico da Beira também foi contemplado com a verba máxima (150 mil euros) e vai permitir a construção de sete novos percursos pedestres de ligação entre as Aldeias de Montanha do concelho, como Vide, Cadafaz, Linhares da Beira, Prados ou Rapa. Vão ainda ser recuperados três caminhos já existentes. A estes trilhos junta-se a construção de quatro percursos clicáveis e dois centros cyclin. Nestes espaços, um em Celorico da Beira e outro em Linhares da Beira, o será possível, entre outras tarefas, realizar pequenas reparações nas bicicletas ou obter informações sobre os percursos existentes.
A Câmara Municipal de Celorico da Beira aproveitou ainda esta candidatura para obter financiamento para reconverter a antiga escola primária da Rapa num centro de alojamento comunitário. A estrutura ficará ao serviço daqueles que realizam os percursos dentro do concelho, bem como dos peregrinos que realizam o Caminho de Santiago. O projecto contempla também pequenas obras de melhoramento na zona de partida da pista de parapente em Linhares da Beira. “Estes projectos são uma forma de potenciar o turismo de natureza no concelho”, explica a vereadora Teresa Cardoso, assegurando que o projecto está em fase de concurso público e que as obras devem arrancar em breve, até porque “têm de estar concluídas até ao final do ano”.
Para além de Manteigas e Celorico da Beira também a Estrela UNESCO Global Geopark, que submeteu uma candidatura em consórcio com os seis municípios do Parque Natural da Serra da Estrela, viu a sua candidatura aprovada, obtendo um financiamento de 141 mil euros. “Foi, assim, uma satisfação muito grande poder ter assinado dois contratos em nome das duas entidades que represento com muito orgulho: a Câmara Municipal de Manteigas e a Associação Geopark Estrela”, conclui Flávio Massano que aproveitou para dar os parabéns “a todos os contemplados” e, em particular, ao seu “amigo Carlos Ascensão”, presidente da CM de Celorico da Beira.
Fonte: Correio da Beira Serra
Sem comentários:
Enviar um comentário