quarta-feira, 11 de julho de 2012

Oh Meu Deus! Trail Bike 2012

Decorreu em Manteigas nos dias 07 e 08 de Julho, a prova de ultrarresistência em BTT - Oh Meu Deus! Trail Bike, com uma distância de 201Kms e cerca de 7000 metros de acumulado em subidas, reforçando as atribuições deste território como a Capital do BTT.
Este tipo de competição tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos ano após ano, não só no estrangeiro, mas também em Portugal. Com este evento desportivo, pretendeu-se criar uma prova em que o grau de dificuldade fosse bem expressivo. As distâncias e todas as adversidades constantes do trajeto tiveram que ser percorridas no tempo máximo de 24 horas.
Para além da ultramaratona, houve lugar ainda uma maratona com 111 kms e 4.000 metros de desnível positivo.
A madrugada  de sábado, sossegada, parecia trazer um dia quente e pouco convidativo para um dos maiores desafios em BTT do País. Antes da partida, às 7 horas, um vento frio e umas nuvens escuras traziam notícias de temperaturas mais baixas e convidativas. Para além de o termómetro se manter sempre em temperaturas amenas, a chuva também veio premiar estes guerreiros com menos pó nos trilhos.
Uma iniciativa do Município de Manteigas e da Horizontes, consistia em duas provas de extrema dificuldade física e psicológica - uma maratona e uma ultramaratona. As taxas de desistência, por fadiga ou problemas mecânicos confirmam as dificuldades. Travessias de linhas de água, subidas a perder de vista, descidas vertiginosas e um piso difícil, propício a furos e rebentamento de pneus exige, de todos os atletas, uma grande capacidade de gestão. Gestão do esforço, dos mantimentos e equipamento, neste último caso a bicicleta.
São «grandes» todos os que se propõem para este desafio. São campeões os que acabam. Chegaram primeiro o João Silva, o Luís Viegas e o Rui Nunes na Maratona, 111 kms. Na distância rainha, 201Kms, destacaram-se o Ricardo Esteves e o Pedro Ruivo, com tempo fantástico de 13h02m. Pelo segundo ano consecutivo ambos chegam exequo à meta. Fecha o pódio o Paolo Giacosa.




Fonte: Câmara Municipal de Manteigas
            LocalVisãoTV Manteigas

Sem comentários:

Meteorologia Serra Estrela - Vitor Baia