quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Serra da Estrela candidata a geoparque



Nove municípios e o Instituto Politécnico da Guarda (IPG) vão assinar na quinta-feira, em Seia, um "memorandum de entendimento" para elaboração da candidatura de classificação da Serra da Estrela a Geopark Global da UNESCO.

O documento será assinado pelas 15h00, no decorrer da cerimónia da abertura solene do ano letivo do IPG, a realizar nas instalações da Escola Superior de Turismo e Hotelaria, em Seia.

O projeto envolve o IPG e os municípios de Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Fornos de Algodres, Gouveia, Guarda, Manteigas, Oliveira do Hospital e Seia (distritos de Guarda, Castelo Branco e Coimbra).

Segundo os promotores, a assinatura do "memorandum de entendimento" tem em vista a "prossecução da candidatura para a classificação da Serra da Estrela a Geopark Global da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura)", significando "os primeiros alicerces daquilo que virá a ser um novo paradigma para o desenvolvimento" daquele território.

O futuro Geopark Estrela, com mais de dois mil quilómetros quadrados e aproximadamente 170 mil habitantes, "mais do que uma classificação a território da UNESCO, consagrará a Serra da Estrela como território de Educação, Ciência e Cultura", é referido.

Fonte: Jornal Correio da Manhã
 

Sem comentários:

Meteorologia Serra Estrela - Vitor Baia