Meteorologia Serra Estrela - Vitor Baia

Exposição sobre lanifícios da Serra da Estrela patente em Manteigas

A exposição temporária, com produção e organização do Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior, estará patente em Manteigas, na Sala de Exposições, de 11 de dezembro de 2015 a 15 de janeiro de 2016.
Segundo a organização, esta mostra que será inaugurada no dia 11 de dezembro, pelas 18 horas, representa mais uma iniciativa dedicada à história e à atividade dos lanifícios, em que, desta vez, o tecido tartã será o núcleo da encenação.

Distribuída por cinco temas, a exposição pretende sobretudo divulgar os recursos têxteis que provêm da indústria de lanifícios da região da Serra da Estrela, ao mesmo tempo que apresenta um dos tecidos clássicos de lã mais fabricados no mundo. Trata-se de um tecido, geralmente em lã, com riscas de diferentes cores que variam na sua largura, que, quando tecido, parece tratar-se de um certo número de quadrados atravessados por riscas que se cruzam entre si. A multiplicidade de padrões deriva da enorme variedade de cores e do número, largura e profundidade de riscas possíveis.

O tartã, de padrão intemporal, elegante e até irreverente, é recorrente na moda sobretudo por parte de alguns estilistas e marcas internacionais. Versátil, tanto funciona para homens como para as mulheres e proporciona também vários estilos desde o clássico ao arrojado.

Ao longo dos últimos cinquenta anos, o fabrico deste tecido alimenta a indústria têxtil, dominada por algumas grandes fábricas, e influi no turismo do Reino Unido. Portugal, particularmente a região da Serra da Estrela, também tem produzido este tecido de forma recorrente.

Fonte: Beira.pt
Município de Manteigas 
 

Sem comentários:

Para ver outras noticias Clique em MENSAGENS ANTIGAS