Meteorologia Serra Estrela - Vitor Baia

Mil crianças de oito concelhos a fazer esqui na Serra da Estrela

A Federação de Desportos de Inverno de Portugal (FDIP) vai pôr em contacto com o esqui mil crianças de oito concelhos próximos da Serra da Estrela, através do projeto Pizza Hut Ski 4 All, apresentado esta segunda-feira na Covilhã.

 
A iniciativa, que o presidente da federação, Pedro Farromba, considera "ambiciosa e inovadora", é apoiada pelo Programa Nacional Desporto Para Todos.

Além de familiarizar as crianças, entre os oito e os 14 anos, com os desportos de neve, pretende-se também proporcionar essa experiência a um número alargado de alunos, alguns dos quais não teriam oportunidade de fazer esqui de outra forma.

"Sabemos que a prática de desportos de Inverno não se encontra ao alcance de todos, seja pela dificuldade de acesso aos locais de prática ou pelos custos elevados afetos a este tipo de modalidades", sublinha Pedro Farromba.


O projeto surge na sequência da aposta na formação, por exemplo com o Brincar na Neve. "Fomos criando variações do programa e achámos que devíamos fazer algo mais arrojado", salienta o presidente da FDIP.

Com o apoio de um patrocinador e das autarquias, responsáveis pelo transporte, os alunos vão poder participar mediante o pagamento de um preço simbólico de um euro, a entregar à Associação Mundo da Carolina, de ajuda a crianças com doenças crónicas, criada em homenagem a uma praticante da modalidade falecida o ano passado.

O equipamento foi assegurado pela Federação Internacional de Esqui, que premiou dessa forma a FDIP pelas "boas práticas" na formação a "replicar noutros países" pelo organismo internacional, informou Pedro Farromba.

Covilhã, Fundão, Belmonte, Guarda, Manteigas, Gouveia, Pampilhosa da Serra e Viseu são os municípios envolvidos. "Dos que foram convidados, apenas um não aceitou", sublinhou o responsável federativo.

Em grupos de 50, as crianças vão participar numa das 20 sessões programadas até 18 de janeiro, altura em que todos os participantes se vão encontrar na Estância de Esqui da Serra da Estrela para assinalar o Dia Mundial da Neve.

Miguel Gavinhos, vice-presidente da Câmara Municipal do Fundão, elogia o "estímulo da aproximação à neve" e explica que as 200 crianças do seu concelho vão ser encontradas de duas formas: 80 por cento em função dos resultados escolares e 20 por cento tendo em conta a sua situação de carência financeira.

Fonte: RTP

Sem comentários:

Para ver outras noticias Clique em MENSAGENS ANTIGAS