Meteorologia Serra Estrela - Vitor Baia

Câmara de Manteigas aprova plano de saneamento financeiro de 3 ME

Manteigas, 15 out (Lusa) - A Câmara Municipal de Manteigas aprovou um plano de saneamento financeiro para pagar uma dívida de 3 milhões de euros à empresa Águas do Zêzere e Côa (AdZC), disse hoje à agência Lusa o seu presidente.

"Não estamos a criar nova dívida. A câmara não vai aumentar a dívida, vai substituir dívida que já tem por uma dívida que há de pagar a 14 anos", explicou o autarca José Manuel Biscaia (PSD).

O recurso ao saneamento financeiro, já aprovado pelo executivo camarário e pela Assembleia Municipal de Manteigas, é justificado com a necessidade de a autarquia regularizar uma dívida para com a AdZC relativa ao fornecimento de água e tratamento de esgotos.

"A dívida global da câmara entre longo, médio e curto prazo, para com a banca e fornecedores, é de cerca de 6 milhões de euros e sensivelmente 3,5 milhões de euros é de dívida a fornecedores, de curto prazo. A grande fatia desta dívida é à AdZC", esclareceu.

José Manuel Biscaia lembrou que a empresa responsável pelo fornecimento de água e tratamento de esgotos recorreu ao tribunal e, em breve, o executivo a que preside vai ter que pagar a dívida global à AdZC, daí o recurso à banca, para que possa estar preparado financeiramente para proceder aos pagamentos em atraso.

"E, a ter que pagar tudo, estamos a falar de 3 milhões de euros de água e saneamento", apontou, lembrando que um dos processos em tribunal já foi julgado, tendo o município de Manteigas sido condenado ao pagamento de cerca de 200 mil euros mais juros.

O saneamento financeiro da Câmara Municipal de Manteigas vai ser feito com recurso a dois bancos (um empresta 2,5 milhões de euros e o outro 500 mil euros) e será submetido à apreciação do Tribunal de Contas.

Para além de Manteigas, a AdZC fornece serviços aos municípios de Aguiar da Beira, Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Gouveia, Guarda, Mêda, Oliveira do Hospital, Penamacor, Pinhel, Sabugal e Seia.
 
Fonte:   Porto Canal


Sem comentários:

Para ver outras noticias Clique em MENSAGENS ANTIGAS