terça-feira, 25 de junho de 2013

Mega-operação de limpeza quer uma Serra da Estrela mais "saudável"

Cerca de 500 pessoas participam nesta acção, que se prolonga até sexta-feira.

Algumas zonas da Serra da Estrela, como a Torre continuam a ser depósito de lixo para os que desrespeitam a natureza. Para dar um novo brilho à zona e, sobretudo, sensibilizar para esta problemática, o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) iniciou, esta segunda-feira, uma mega-acção de limpeza de lixo na área do Parque Natural da Serra Estrela.

Quem vai ver neve, a única marca que deveria deixar era a dos pés no manto branco e fofo, mas há quem deixe outro tipo de rasto, lamenta Rui da Costa Melo, director do departamento de Conservação da Natureza e Florestas do Centro.

“Infelizmente, continua a haver pessoas que deixam lixo na Serra da Estrela, mas esse número tem vindo a ser reduzido, tem havido uma fiscalização mais incisiva por parte da GNR e dos nossos vigilantes da natureza e também por parte da Turisestrela”, disse à Renascença.

"Por uma Estrela mais limpa e saudável" assim se chama a campanha de sensibilização que começou esta segunda-feira e que envolve cerca 500 pessoas na limpeza.

“Contactámos várias entidades, com várias parcerias, junto de câmaras municipais, juntas de freguesia, clubes de montanhismo, associações locais, empresas e desenvolvemos, para cada dia uma acção concreta de limpeza de um determinado local”, explicou Rui da Costa Melo.

Sacos de plástico e restos de trenós ou lixos provenientes da construção civil são exemplos dos detritos deixados na zona. A campanha de limpeza prolonga-se até sexta-feira e vai passar por vários concelhos da região da Serra da Estrela, entre os quais, Gouveia, Seia, Manteigas, Celorico, Guarda e Covilhã.

Fonte: Radio Renascença

Sem comentários:

Meteorologia Serra Estrela - Vitor Baia