domingo, 4 de março de 2012

PT e Câmara de Manteigas asseguram cobertura total de TDT

Segundo Esmeraldo Carvalhinho, presidente da Câmara Municipal de Manteigas, a PT irá reforçar o sinal de TDT no concelho, onde os habitantes só teriam acesso às emissões via satélite.
O autarca explicou hoje à agência Lusa que, numa reunião realizada com a empresa, ficou decidido que as duas freguesias urbanas ficarão com cobertura praticamente total de sinal terrestre.
A freguesia de S. Pedro "vai ser coberta a 99 por cento" pela PT e a freguesia de Santa Maria "vai ficar com cobertura de 97 por cento", adiantou. As zonas que ficarão de fora na cobertura garantida pela PT terão o acesso à TDT assegurado pela autarquia.
Indicou que neste cenário, o esforço financeiro da autarquia para garantir a cobertura do restante território com sinal terrestre vai ser "menor".
A Câmara Municipal de Manteigas terá de "cobrir apenas [as freguesias de] Sameiro e Vale de Amoreira, o que significa que terá menos custos" com o processo.
"A população não vai ter de comprar as parabólicas, porque nós assumimos que onde não houver cobertura de TDT através do sinal terrestre, será a Câmara a levar até aos utilizadores finais o sinal de televisão digital terrestre", disse o autarca.
Em declarações à agência Lusa, em finais de Dezembro de 2011, Esmeraldo Carvalhinho defendera a instalação de um retransmissor de sinal de TDT no seu concelho, totalmente integrado no Parque Natural da Serra da Estrela (PNSE), para evitar a proliferação de antenas parabólicas.
Segundo o autarca, a partir de 26 de abril, os habitantes do seu município só teriam acesso aos canais de televisão através da TDT complementar via satélite (Direct to Home - DTH), uma vez que, no projeto inicial, o sinal terrestre não abrangia aquele território.
Disse discordar da situação, porque a aquisição de antenas parabólicas teria custos financeiros acrescidos para os residentes e a sua instalação originaria efeitos visuais negativos na paisagem.
O concelho de Manteigas é o mais pequeno do distrito da Guarda, com cerca de 3.500 habitantes dispersos pela sede e pelas freguesias rurais de Sameiro e de Vale de Amoreira.

Fonte:  Noticias Sapo

Sem comentários:

Meteorologia Serra Estrela - Vitor Baia