terça-feira, 25 de outubro de 2011

Neve cai pela primeira vez este Outono na Serra da Estrela

A neve caiu esta terça-feira pela primeira vez este Outono na Serra da Estrela e obrigou ao corte de uma estrada do maciço central, disse à agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) da Guarda.

Segundo o CDOS, a estrada nacional n.º 338, no troço entre Piornos e Lagoa Comprida, «está encerrada desde as 01:00 devido à queda de neve».

«Ainda não temos aviso de reabertura», disse a fonte pelas 09:15, garantindo que a via se mantinha fechada à circulação rodoviária devido ao primeiro nevão deste outono.

Entretanto, fonte do Centro de Limpeza de Neve da Estradas de Portugal disse à Lusa que a primeira neve do outono «é uma amostra, não é nada considerável», embora tenha sido suficiente para obrigar ao corte daquela via.

Adiantou que o troço da estrada nacional n.º 338 iria ser reaberto «dentro de meia hora», estando envolvidos três limpa-neves nas operações de limpeza.

A fonte do Centro de Limpeza referiu ainda que na área das suas instalações, nas Penhas da Saúde, os termómetros marcam «zero graus», admitindo que a temperatura estivesse mais baixa na zona da torre, o ponto mais alto da Serra da Estrela.

Em relação ao último ano, este primeiro nevão surge cerca de uma semana mais cedo. Em 2010, as primeiras neves aconteceram a 30 de Outubro, indicou.


Fonte: TVI24

Sem comentários:

Meteorologia Serra Estrela - Vitor Baia