No âmbito da iniciativa “7 Maravilhas da Gastronomia”, a ADRUSE – Associação de Desenvolvimento Rural da Serra da Estrela, enquanto entidade dinamizadora das potencialidades endógenas da sua zona de intervenção, nomeadamente os concelhos de Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Gouveia, Manteigas e Seia, reuniu um conjunto de entidades representativas na promoção e divulgação da gastronomia da Serra da Estrela.
Além de representantes de cada município, na reunião estiveram representadas as confrarias gastronómicas, sedeadas na zona de intervenção da ADRUSE, a saber: Confraria do Borrego (Celorico da Beira), Confraria da Urtiga (Fornos de Algodres), Confraria Báquica e Gastronómica da Serra da Estrela (Gouveia) e Confraria da Feijoca (Manteigas). Desta “união de vontades” resultou um conjunto de candidaturas à iniciativa “7 Maravilhas da Gastronomia”, cujos promotores contaram com o apoio da ADRUSE na apresentação das mesmas.
As propostas
Na categoria de Entradas, a ADRUSE propôs “Tosta de Pão de Centeio com Queijo da Serra e Mel da Urze”; na categoria de Sopa, a Confraria do Borrego (Celorico da Beira) apresentou a “Canja de Borrego” e a Confraria da Urtiga (Fornos de Algodres) candidata a “Sopa de Urtigas”; nos Pratos de Carne, a “Alambicada” é promovida pelo Município de Gouveia, e o Município de Manteigas apresentou a receita da “Feijoca Serrana com Arroz de Carqueja”; na categoria de Peixe, Miguel Camelo candidatou o “Bacalhau à Camelo (com broa e amêndoa)” e nos Doces o “Requeijão à Moda da D. Rosalina”; ainda na categoria dos Doces, o típico “Bolo Negro de Loriga” é apresentado pelo Município de Seia.
Empresário de Seia integra painel de especialistas
Em representação da ADRUSE, Jorge Camelo, empresário e amplo conhecedor da gastronomia serrana, integra o painel de 70 especialistas previsto no concurso.
A “7 Maravilhas da Gastronomia” tem como objetivo promover e valorizar o receituário tradicional português, a autenticidade dos produtos agrícolas nacionais e, simultaneamente, dinamizar os diversos territórios através da gastronomia. Assim, os promotores da região entenderam que as respetivas candidaturas fossem coordenadas e submetidas pela ADRUSE, “enquanto entidade supramunicipal e aglutinadora dos interesses dos municípios”, demonstrando, desta forma, “a supremacia e a unidade na valorização e dinamização da região em torno das “7 Maravilhas da Gastronomia”.
Fonte: Nova Guarda
O sensacionalismo descredibiliza a meteorologia
-
Vivemos tempos difíceis na comunicação social e nas redes sociais. O
sensacionalismo domina completamente todos os assuntos e aniquila as
tentativas de abo...
Há 5 semanas
Sem comentários:
Enviar um comentário