sábado, 5 de junho de 2010

Governo continuará a fechar escolas com menos de 20 alunos

O primeiro-ministro, José Sócrates, assegurou hoje, sábado, que o Governo vai continuar com o encerramento de escolas para combater o insucesso escolar e considerou "criminoso" não ter avançado com o processo.
"Era criminoso para o nosso sistema público de ensino não ter feito nada para encerrar as escolas com menos de 20 alunos. É por isso que vamos continuar com esse esforço", declarou José Sócrates em Trancoso, onde, recebeu a medalha de honra do município e inaugurou uma nova escola básica integrada.
No seu discurso, José Sócrates, que esteve acompanhado pela ministra da Educação, Isabel Alçada, apontou que o Ministério da Educação já encerrou cerca de 2500 escolas. E acrescentou: "Agora encerramos as outras, em negociação com as autarquias".
O primeiro-ministro disse ainda que o Governo não podia deixar "tudo como está", mas reconheceu que "há sempre críticas às reformas". Contudo, frisou que "o pior que há na Educação é não fazer nada".
Segundo o chefe do Executivo, irão encerrar mais escolas com menos de 20 alunos porque, com esta medida, o Governo pretende "combater o insucesso escolar".
"Ao longo destes últimos anos, o insucesso escolar nas escolas com menos de 20 alunos sempre foi muito superior ao insucesso escolar verificado nas outras escolas com mais alunos", apontou.
Tendo em conta este cenário, admitiu que manter escolas com 20 alunos significaria "condenar essas crianças à exclusão, ao abandono e ao insucesso escolar".
"Nós não queremos isso, só pensamos no interesse das crianças, é um interesse meramente pedagógico, quando pensamos em encerrar essas escolas", disse.

Fonte:Jornal de Noticias

Sem comentários:

Meteorologia Serra Estrela - Vitor Baia