domingo, 15 de janeiro de 2012

Lar de Idosos de Vale de Amoreira acolhe utentes como em família

A Associação de Melhoramentos de Vale de Amoreira (AMVA), no concelho de Manteigas, tem a funcionar um Lar de Idosos, inaugurado em 8 de Agosto de 2008, que apoia diariamente 14 utentes.
A AMVA foi fundada em Setembro de 1987 pelos sócios António Ferreira, Joaquim Morais, João Mesquita e Joaquim Fernandes Albuquerque, sendo este último o actual presidente da direcção. “Durante alguns anos a actividade desenvolvida baseava-se essencialmente na organização de actividades desportivas”, recorda o actual dirigente e fundador, assinalando que, em 1999, a instituição iniciou a actividade de Ocupação de Tempos Livres (OTL) para jovens, durante as férias escolares, desenvolvendo actividades relacionadas com a limpeza das ruas da Freguesia, do ribeiro e do Rio Zêzere, entre outras.
No mesmo ano, celebrou um acordo de Programa Ocupacional com o Instituto de Emprego e Formação Profissional, que permitiu contratar uma senhora que prestava serviços na AMVA e realizava “voluntariamente o serviço de limpeza das casas dos Idosos mais necessitados”. Em Dezembro de 2000, foi celebrado um acordo financeiro com a Segurança Social no âmbito da valência de Apoio Domiciliário para apoiar 14 utentes da Freguesia. A valência mantém-se actualmente, tendo já sido apoiadas cerca de 60 pessoas, segundo o responsável.
Acrescenta que em Novembro de 2003 a Associação de Melhoramentos de Vale de Amoreira candidatou a construção de um Centro de Noite a fundos comunitários, com o custo total de 450 mil euros. “A candidatura foi aprovada em Novembro de 2004, tendo sido dado início ao processo de concurso para a construção do mesmo”, recorda Joaquim Fernandes Albuquerque ao Jornal A Guarda. A obra foi iniciada, em Novembro de 2006, e ficou concluída em Abril de 2007. Em Setembro do mesmo ano, a direcção abriu concurso para aquisição de equipamento. “Em Fevereiro de 2008, a AMVA foi abordada pela Segurança Social para eventual interesse de alteração de uso de Centro de Noite para Lar de Idosos”, sugestão de imediato aceite pela direcção que deu início ao processo de adaptação física para funcionar como Lar e procedeu à sua inauguração em 8 de Agosto de 2008.
O Lar de Idosos, que emprega 12 pessoas, tem capacidade para 14 utentes e, neste momento, segundo a direcção, existe “uma lista de espera superior a 60 pessoas” de vários pontos do país.
A AMVA coloca à disposição dos utentes várias actividades ocupacionais e de reabilitação, praticamente gratuitas, como Educação Física e Fisioterapia. Também possui um técnico em Animação Sócio-cultural, para permitir “a promoção do desenvolvimento sócio-cultural dos utentes, organização, coordenação e desenvolvimento de actividades de animação de carácter cultural, educativo, social, lúdico e recreativo, contribuindo para a promoção da sua qualidade de vida”.
“A direcção da AMVA trabalha diariamente para que esta estrutura seja vista por todos os que a frequentam como uma casa, em que todos os residentes vivam em família, acompanhados por colaboradoras com fortes características relacionais, humanas, respeitando todos os dias a privacidade, intimidade, personalidade e preferências dos residentes”, esclarece Joaquim Fernandes Albuquerque. Aliás, o responsável conclui dizendo que “o acompanhamento, o respeito, o carinho, pelo Idoso, são apenas alguns dos princípios que justificam a existência da Associação de Melhoramentos de Vale de Amoreira”.

Fonte: Jornal a Guarda

Sem comentários:

Meteorologia Serra Estrela - Vitor Baia