sexta-feira, 24 de abril de 2020

Ligação Piornos-Torre vai fechar a partir de maio para obras no túnel

A Infraestruturas de Portugal (IP) vai avançar com a obra de reforço do Túnel Rodoviário da Serra da Estrela, no acesso à Torre, num investimento global de 300 mil euros, que obrigará a cortar o trânsito nos dois sentidos.
Em comunicado, a IP adianta que a empreitada já foi consignada e que visa a “reparação das patologias identificadas nas paredes interiores e nas zonas de entrada e saída do túnel, bem como a repavimentação da estrada, por forma a garantir a reposição das condições de circulação rodoviária”.
Escavado no maciço rochoso da Serra da Estrela, este túnel constitui uma das principais vias de acesso ao maciço central da serra e situa-se a uma altitude entre os 1.650 a 1.700 metros, estando sujeito a grandes amplitudes térmicas e a sazonais ciclos de gelo e degelo.
Segundo o referido, os trabalhos têm um prazo de execução de 120 dias e vão obrigar a condicionamentos ao nível do trânsito, por forma a garantir a segurança dos automobilistas e trabalhadores na obra, bem como o bom ritmo dos trabalhos.
A empreitada contempla a limpeza e tratamento das superfícies, a remoção dos fragmentos que apresentem risco de se soltar, a colocação de uma malha de pregagens e cabos metálicos, por forma a sustentar blocos de maior dimensão, bem como a aplicação de uma rede de dupla torção e a sobreposição de uma rede de alta resistência para a contenção os blocos de menor dimensão.
Está igualmente prevista a realização da reabilitação dos sistemas de drenagem e a fresagem e aplicação de pavimento com dupla camada de desgaste e com as características técnicas adequadas às condições, geográficas e climatéricas, onde se situa a via.
Para execução destas obras será necessário cortar o trânsito do dia 4 de maio até ao dia 18 de agosto, entre os Piornos e a Torre, nos dois sentidos.
A informação acrescenta que, como percurso alternativo, “os automobilistas poderão utilizar a EN338 dis Piornos até Manteigas, seguindo depois pela EN 232 até ao entroncamento com a EN339-1 em direção ao Sabugueiro, retomando posteriormente a EN 339/EN338 até à Torre”.
A zona de trabalhos e os desvios de tráfego estarão devidamente sinalizados no local, sendo que a IP já realizou uma reunião com os autarcas das Câmaras de Seia, Manteigas, Covilhã e Gouveia no “sentido de articular os desvios de trânsito necessários.
A IP também salienta que, durante todo o período da intervenção, será garantida a passagem de veículos de socorro e emergência que transitem em missão de urgência.

Sem comentários:

Meteorologia Serra Estrela - Vitor Baia