quinta-feira, 20 de junho de 2019

Concelho de Manteigas recebe prova do campeonato mundial de parapente

O concelho de Manteigas, na Serra da Estrela, recebe, entre 29 de junho e 6 de julho, uma prova da Taça do Mundo de Parapente que conta com alguns dos “melhores pilotos do mundo”.
Segundo a Câmara Municipal de Manteigas, presidida por Esmeraldo Carvalhinho, na prova, que conta para o campeonato mundial da modalidade, está confirmada a presença de “125 dos melhores pilotos do mundo”.
A autarquia refere que na iniciativa vão estar representados 25 países: Japão, Rússia, França, Suíça, Itália, China, Brasil, Alemanha, Turquia, Áustria, Reino Unido, Espanha, República Checa, África do Sul, Eslováquia, Polónia, Holanda, Irão, Ucrânia, Portugal, Nova Zelândia, Suécia, Bósnia, Noruega, Chile.
Manteigas, concelho que está totalmente integrado na área do Parque Natural da Serra da Estrela e Rede Natura, possui “excelentes condições para a realização de eventos desta magnitude” atendendo às “condições naturais do vale glaciar [do Zêzere], boas descolagens e meteorologia favorável”.
A Taça do Mundo de Parapente – Manteigas 2019 [PWC – Paragliding World Cup 2019 – Manteigas], a decorrer entre os dias 29 de junho e 6 de julho, é a terceira prova do campeonato que se realiza este ano.
A prova é organizada pela WIND – Desporto, Natureza e Aventura, sob a chancela da Paragliding World Cup, e tem o apoio da Câmara Municipal de Manteigas.
Segundo a nota da autarquia, o campeonato é composto por um circuito de cinco provas efetuadas a nível mundial, sendo as duas primeiras realizadas em França (Coeur de Savoie) e na China (Linzhou).
A terceira prova decorre em Portugal (Manteigas) e as duas seguintes no Brasil (Pico de Gavião) e na Argentina (Loma Bola).
“No final das cinco provas, realiza-se a Super Final, para apurar o campeão mundial do circuito”, refere a organização.

Fonte: Jornal do Fundão

Sem comentários:

Meteorologia Serra Estrela - Vitor Baia