O candidato, com 67 anos, licenciado em sociologia e administração de empresas, está a cumprir o quinto mandato autárquico, pois também presidiu aos destinos do município durante quatro mandatos consecutivos, entre 1993 e 2009.
"Estive quatro mandatos, depois perdi o quinto mandato e retomei o sexto. Eu acho que tenho a capacidade e a qualidade necessária para continuar a fazer de Manteigas um ponto de atratividade e distinção, um ponto de nova movimentação em termos da grande riqueza que nós temos que é a Natureza e o desporto que para aí está virado, atraindo e colocando o nosso 'marketing' nos mercados que são mais qualificados", disse hoje à agência Lusa.
José Manuel Biscaia refere que se recandidata para dar continuidade ao trabalho realizado no município, pois considera que com a sua liderança "Manteigas mudou completamente".
"Os meus primeiros 10 anos, 14 anos, de presidente da câmara, foram para obras que considerávamos indispensáveis e que cada vez menos são a nossa grande preocupação. Hoje em dia, com a água, com o saneamento, com os resíduos sólidos tratados, a nossa preocupação é outra: uma população com algum envelhecimento", apontou.
Referiu que os jovens "são cada vez menos", pois existe "uma taxa de natalidade à volta de três por mil, o que é extremamente pouco, e uma taxa de envelhecimento e de mortalidade extremamente grandes".
"A nossa preocupação são as pessoas", disse, admitindo que o cenário pode ser alterado com medidas de captação de jovens para o território e com a criação de novos postos de trabalho.
O concelho entrou no chamado "mapa da qualificação turística" e vai ter três novos hotéis - Pousada de São Lourenço requalificada, um hotel de fábrica e um futuro hotel de uma grande cadeia internacional - que levarão à criação de cerca de 200 camas e de 50 postos de trabalho diretos, adiantou.
Por outro lado, espera que "com o novo programa Empreende +" da autarquia sejam captadas "pessoas com menos de 40 anos e com licenciatura ou curso superior para se fixarem em Manteigas".
José Manuel Biscaia justifica a recandidatura por reconhecer que tem um percurso de liderança autárquica "que já está sedimentado" e "uma equipa de trabalho direta a todos os níveis invejável".
"Eu espero não perder, não perder só pela virtude pessoal, mas porque efetivamente aquilo que eu fiz e aquilo que eu estou a pensar ainda que seja feito, que efetivamente tenha do meu lado o merecimento necessário", finalizou.
No atual executivo de Manteigas, o PSD tem a maioria, com três elementos, e o PS possui dois.
Fonte: DN.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário