quinta-feira, 15 de junho de 2017

Associação de Manteigas angaria fundos para instalação de sala Snoezelen

A campanha de “crowdfunding” decorre até às 18 horas do dia 3 de julho e aceita contributos a partir de um euro.

A Associação de Familiares e Amigos do Cidadão com Dificuldades de Adaptação da Serra da Estrela (AFACIDASE), com sede em Manteigas, está a promover uma campanha de angariação de fundos para criação de uma sala Snoezelen.

A campanha de “crowdfunding” denominada “Despertar os Sentidos – uma sala Snoezelen para a AFACIDASE”, decorre até às 18 horas do dia 3 de julho e aceita contributos a partir de um euro.

“O nosso desejo, há já algum tempo, é a criação de uma sala Snoezelen na AFACIDASE, onde possamos aplicar terapias de relaxamento e de estimulação multissensorial. Neste momento, temos ao nosso dispor alguns materiais para realização destas terapias. No entanto, não são adequados às necessidades”, segundo a presidente da direção da associação, Maria José Garcez.

Com a campanha, a instituição pretende reunir verbas para concretizar o projeto e proporcionar aos utentes “a maior e melhor variedade de atividades e experiências geradoras de conforto e bem-estar físico, psicológico e social”.

A iniciativa foi lançada na plataforma Novo Banco Crowdfunding com o objetivo de angariar um total de 2.600 euros, tendo sido reunidos até hoje 555 euros, segundo informação disponibilizada no portal.

A AFACIDASE apoia pessoas com deficiência e incapacidade e funciona atualmente com a resposta social de Centro de Atividades Ocupacionais, prestando vários serviços como alimentação, transporte, higiene, atividades socioculturais, desportivas e apoio psicossocial.

A direção refere na página da internet onde a ação de angariação de fundos está a ser dinamizada que também é objetivo abrir a sala Snoezelen à comunidade e aos parceiros, nomeadamente instituições de apoio a crianças e idosos.

“Assim sendo, é um enorme desejo da nossa parte (e também da parte de alguns clientes que já experimentaram atividades de Snoezelen em outras instituições) a criação de uma sala com equipamentos apropriados a esta prática”, aponta.

A fonte explica ainda que o orçamento para a remodelação da sala Snoezelen tem um custo aproximado de 4.000 euros, mas é pedida a colaboração “para angariar apenas uma parcela deste valor, que será uma enorme ajuda”.

A AFACIDASE foi fundada em Manteigas, no distrito da Guarda, a 15 de maio de 2001, por um grupo de pais preocupados em melhorar a qualidade de vida dos seus filhos portadores de necessidades especiais e em promover respostas sociais adequadas na área da deficiência.

A instituição particular de solidariedade social dá atualmente resposta a 14 pessoas com deficiência.

Fonte: Beira.pt 

Sem comentários:

Meteorologia Serra Estrela - Vitor Baia