sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Manteigas lança Conselho Empresarial Municipal para estimular desenvolvimento

A Câmara Municipal de Manteigas anunciou hoje a criação de um Conselho Empresarial Municipal para estimular a participação dos munícipes na estratégia de criação de emprego e no desenvolvimento sustentável daquele concelho do distrito da Guarda.

O Conselho Empresarial Municipal (CEM) de Manteigas, cujo regulamento foi hoje publicado em Diário da República, surge da intenção da autarquia, presidida por José Manuel Biscaia (PSD), de “desenvolver uma política de participação da sociedade civil nas suas decisões”.

Com a criação do CEM, a autarquia pretende proporcionar aos munícipes “um espaço aberto ao debate das questões relativas ao desenvolvimento económico” deste concelho situado no “coração” da Serra da Estrela.

“Pretende-se, ainda, ouvir e acolher as opiniões e eventuais soluções encontradas, corporizando, a nível concelhio, um instrumento de diálogo e debate de problemas, ideias e propostas com vista a ajudar a Câmara Municipal na gestão e desenvolvimento das políticas económicas e empresariais”, lê-se no documento.

A autarquia de Manteigas explica que, à semelhança do que foi feito em relação à participação dos jovens com a criação do Conselho Municipal da Juventude, pretende-se, agora, “criar um conselho consultivo de forma indutora para apresentar propostas de desenvolvimento económico, que visem, entre outros, a criação de emprego e o desenvolvimento sustentável”.

Ao novo órgão consultivo do município compete desenvolver e apresentar pareceres, sugestões, recomendações e propostas sobre assuntos relacionados com a temática inerente ao desenvolvimento económico e empresarial de Manteigas.

O CEM é constituído pelo presidente da Câmara Municipal de Manteigas ou vereador com competência delegada e por representantes locais dos setores primário, secundário e terciário e da economia social.

Têm ainda assento no novo órgão representantes da Associação do Comércio e Serviços do Distrito da Guarda, da Associação Empresarial da Região da Guarda – NERGA e do Instituto de Emprego e Formação Profissional.

Quanto ao funcionamento, o regulamento define que reunirá ordinariamente quatro vezes por ano e extraordinariamente sempre que for convocado pela autarquia.

O concelho de Manteigas é o mais pequeno do distrito da Guarda, com cerca de 3.700 habitantes, que estão dispersos pela sede e pelas freguesias rurais de Sameiro e de Vale de Amoreira.

Fonte:  Beira.pt 
 

Sem comentários:

Meteorologia Serra Estrela - Vitor Baia