sábado, 2 de maio de 2015

Atividades Serra da Estrela atrai visitantes com ações de animação

A Associação de Desenvolvimento Rural da Serra da Estrela (ADRUSE) apresentou hoje mais de uma dezena de ações, algumas de caráter internacional, a desenvolver até ao final do ano, para atrair visitantes para a região.

As atividades de índole desportiva, cultural e gastronómica serão realizadas nos municípios de Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Gouveia, Manteigas e Seia, no distrito da Guarda, que integram a área de influência da ADRUSE.
 
As ações promocionais foram hoje apresentadas na Guarda, com o mote "Serra da Estrela Convida", no segundo dia da Feira Ibérica de Turismo (FIT), que decorre naquela cidade até domingo.

Carlos Filipe Camelo, presidente da Câmara Municipal de Seia e da ADRUSE, disse à agência Lusa que as iniciativas a realizar ao longo do ano na região da Serra da Estrela "pretendem divulgar uma oferta integrada e diversificada que valorize e estimule as oportunidades e potencialidades turísticas da região".

Segundo o autarca, o mote das ações promocionais - "Serra da Estrela Convida" - "vem um pouco ao encontro da filosofia de ação em termos do território, ou seja, a Serra da Estrela convida à visita" de nacionais e de estrangeiros.

Hoje, no espaço que a Comunidade Intermunicipal Beiras e Serra da Estrela ocupa na FIT, cada um dos municípios da ADRUSE "fez a divulgação das ações a promover ao longo deste ano, numa filosofia de complementaridade e também de alguma cumplicidade", no sentido de as autarquias poderem "atrair gente" até ao seu território, disse o autarca.

Carlos Filipe Camelo vaticina que as diversas ações de animação programadas por aquelas cinco autarquias da área da Serra da Estrela possam "multiplicar" o número de visitantes e se traduzam "na animação da economia local".

No âmbito do calendário hoje apresentado, o concelho de Celorico da Beira vai receber o Festival Nacional de Parapente em junho e o IX Festival do Borrego da Serra da Estrela em outubro, enquanto Fornos de Algodres promove o Youth Cup 2015 em junho e as XXIII Jornadas da Confederação Europeia de Micologia Mediterrânica, em novembro.

O município de Manteigas recebe a Taça do Mundo em BTT em junho e o Estrela Grande Trail em maio enquanto o concelho de Seia promove o Ultra Trail Serra da Estrela em junho e o Sky Road Serra da Estrela em julho.

Por fim, o concelho de Gouveia realiza o Campeonato do Mundo de Enduro em maio e a VINAL - Feira do Vinho e da Alambicada em outubro.

Além destas atividades estão também programados eventos relacionados com percursos de montanha e de pedestrianismo que, segundo o presidente da ADRUSE, "atraem muitos visitantes nacionais e estrangeiros" que se deslocam "propositadamente à Serra da Estrela".

A FIT, organizada pela Câmara da Guarda, conta com mais de uma centena de expositores nacionais e espanhóis ligados ao turismo.

Participam no certame regiões de turismo, agências de viagens, hotéis, termas, associações de municípios, autarquias, empresas ligadas ao desporto de aventura, gastronomia e artesanato, entre outras entidades.

Fonte:  Noticias ao Minuto

Sem comentários:

Meteorologia Serra Estrela - Vitor Baia