terça-feira, 3 de março de 2015

Balcão Único Municipal em funcionamento em Manteigas


MANTEIGAS – A Câmara Municipal de Manteigas (CMM) protocolou com a Agência de Modernização Administrativa (AMA) a instalação de um «Espaço Cidadão» no edifício dos Paços do Concelho, com o objetivo de oferecer aos seus munícipes o acesso direto a múltiplos serviços dispersos da administração central. Prevê-se que a instalação do referido espaço ocorra durante o ano de 2015.

No entanto, estando nos serviços municipais a decorrer um processo de desburocratização e desmaterialização processual, cuja implementação não pode ficar à espera da concretização do «Espaço Cidadão» pela AMA, estão, desde já, a promover-se algumas transformações internas para uma melhor eficácia externa. Assim, com a finalidade única de qualificar a prestação dos serviços aos munícipes de Manteigas, estão em operacionalização algumas mudanças (físicas e funcionais), assentes nas seguintes premissas:
– Colocar o Atendimento no Centro da Organização;
– Otimizar a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação;
– Desmaterializar e Desburocratizar documentos e processos;
– Qualificar, centralizar e modernizar o serviço de Expediente;
– Facilitar o Controlo e a Gestão dos procedimentos;
– Promover a Mobilidade Interna e a Gestão da Mudança;
– Eliminar barreiras tornando o Edifício Amigo para Todos;
– Melhorar a Eficiência dos serviços e Reduzir Custos.

A face mais visível para os cidadãos desta pequena reforma é a da centralização do atendimento de todos os serviços da câmara municipal num só espaço, denominado «Balcão Único Municipal», que abriu ao público apartir do dia 02 de março. Este serviço, que integrará o futuro «Espaço Cidadão», será o novo rosto da câmara municipal e ficará situado no piso da entrada principal do edifício, onde outros serviços da administração central (Finanças e Conservatória) fazem igualmente atendimento ao público.

Em breve o edifício ficará dotado com um elevador que permitirá a todas as pessoas, sem exceção, aceder a todos os serviços e às reuniões dos órgãos da democracia local: Câmara e Assembleia Municipal.
As mudanças a implementar alterarão rotinas e alguns hábitos dos munícipes, pelo que se agradece a melhor compreensão no período de adaptação.

Fonte:  Local.pt

Sem comentários:

Meteorologia Serra Estrela - Vitor Baia