A Activa –
Associação de Artes e Património de Manteigas criou um museu virtual para divulgar “online” as potencialidades patrimoniais daquele município e atrair novos visitantes, disse à agência Lusa o presidente de direção.
Segundo Renato Alves, o Museu Virtual de Manteigas, acessível na internet em
www.museu.cm-manteigas.pt, surgiu por naquele concelho da região da Serra da Estrela, no distrito da Guarda, não existir um museu físico.
“A ideia não é afastar o turista de Manteigas. A ideia é as pessoas consultarem as potencialidades patrimoniais de Manteigas a partir do sofá de sua casa e depois sentirem-se motivadas e perceberem o chamamento para visitarem a nossa região, que é riquíssima”, explicou o presidente da Activa.
O responsável considera que após consulta, em casa, dos interesses do património concelhio, as pessoas irão visitar “in loco” o município de Manteigas.
Na página criada na internet estão representadas as potencialidades patrimoniais do concelho, desde o natural (fauna e flora) até ao património arquitetónico e artístico.
“Tentámos diversificar ao máximo para estar lá bem explanado quais são as potencialidades do ponto de vista do património que o concelho tem, começando no natural e acabando no artístico”, justificou Renato Alves.
Economia local (agricultura, pastorícia e aquacultura), património arqueológico, cultural, edificado, industrial e natural são as temáticas que estão acessíveis aos visitantes do novo museu virtual que foi concebido pela Activa.
O presidente da associação adiantou ainda à Lusa que o projeto servirá de base para a criação de um museu físico em Manteigas.
“Quem pensar fazer o edifício de um museu de raiz tinha que fazer este trabalho”, disse.
Com o projeto ‘online’ “só tem que pegar” no trabalho já executado, aprofundá-lo e “construir o edifício”, acrescentou.
De acordo com o responsável, algumas pessoas que deixaram catalogar as peças para o museu virtual mostraram “logo interesse” em disponibilizá-las para o futuro espaço físico.
A Activa – Associação de Artes e Património de Manteigas surgiu para dinamizar a vertente cultural e artística naquele concelho.
A coletividade desenvolve atividades de pintura, património, teatro, música e literatura e promove o debate de ideias no âmbito do património artístico, histórico, cultural e antropológico.
Fonte: As Beiras.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário