Meteorologia Serra Estrela - Vitor Baia

  • Continuação do tempo seco - Na primeira quinzena de Agosto continua o tempo seco com muito sol e temperaturas elevadas como é normal na época de Verão. A situação de seca tende a ag...
    Há 1 semana

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Museu virtual capta visitantes para o concelho de Manteigas




A Activa Associação de Artes e Património de Manteigas criou um museu virtual para divulgar “online” as potencialidades patrimoniais daquele município e atrair novos visitantes, disse à agência Lusa o presidente de direção.

Segundo Renato Alves, o Museu Virtual de Manteigas, acessível na internet em www.museu.cm-manteigas.pt, surgiu por naquele concelho da região da Serra da Estrela, no distrito da Guarda, não existir um museu físico.

“A ideia não é afastar o turista de Manteigas. A ideia é as pessoas consultarem as potencialidades patrimoniais de Manteigas a partir do sofá de sua casa e depois sentirem-se motivadas e perceberem o chamamento para visitarem a nossa região, que é riquíssima”, explicou o presidente da Activa.

O responsável considera que após consulta, em casa, dos interesses do património concelhio, as pessoas irão visitar “in loco” o município de Manteigas.

Na página criada na internet estão representadas as potencialidades patrimoniais do concelho, desde o natural (fauna e flora) até ao património arquitetónico e artístico.

“Tentámos diversificar ao máximo para estar lá bem explanado quais são as potencialidades do ponto de vista do património que o concelho tem, começando no natural e acabando no artístico”, justificou Renato Alves.

Economia local (agricultura, pastorícia e aquacultura), património arqueológico, cultural, edificado, industrial e natural são as temáticas que estão acessíveis aos visitantes do novo museu virtual que foi concebido pela Activa.

O presidente da associação adiantou ainda à Lusa que o projeto servirá de base para a criação de um museu físico em Manteigas.

“Quem pensar fazer o edifício de um museu de raiz tinha que fazer este trabalho”, disse.

Com o projeto ‘online’ “só tem que pegar” no trabalho já executado, aprofundá-lo e “construir o edifício”, acrescentou.

De acordo com o responsável, algumas pessoas que deixaram catalogar as peças para o museu virtual mostraram “logo interesse” em disponibilizá-las para o futuro espaço físico.

A Activa – Associação de Artes e Património de Manteigas surgiu para dinamizar a vertente cultural e artística naquele concelho.

A coletividade desenvolve atividades de pintura, património, teatro, música e literatura e promove o debate de ideias no âmbito do património artístico, histórico, cultural e antropológico.


Fonte:  As Beiras.pt

Sem comentários: