O presidente da Câmara Municipal de Manteigas disse hoje à agência Lusa que tenciona aplicar o conceito de "Small Smart City" naquela vila da Serra da Estrela, tornando-a "inteligente" e uma terra de "carbono zero".
Transformar Manteigas em "vila pequena e inteligente", com as novas tecnologias a favor das pessoas e do território e fazer com que seja "um território de carbono zero" é o objetivo do projeto, segundo José Manuel Biscaia.
"Tudo que produzimos hoje em dia, com as técnicas de aquecimento e iluminação, são um atentado ao ambiente", disse.
Segundo o autarca, aquele concelho da Serra da Estrela, no distrito da Guarda, "é um exemplo em boas qualidades de produtos ambientais", como o ar e a água, e em matéria de energias renováveis.
"Todas as nossas condições ambientais vão dar origem a que utilizando pouco dinheiro possam ser feitos empreendimentos ao nível das energias renováveis e da qualidade de vida das pessoas, reduzindo gastos de energia e não invadindo a atmosfera com carbono", apontou.
José Manuel Biscaia referiu que o seu município tem "pessoas com mais de 65 anos em grande quantidade" e que é necessário criar condições para que possam continuar a viver nas próprias casas com recurso a equipamentos de teleassistência, entre outras medidas.
"Queremos requalificar as casas das pessoas à custa de incluir na recuperação as chamadas energias renováveis, mudando portas, mudando janelas, mudando a qualificação das paredes e dos telhados de modo a que as pessoas, aos 65 anos, aos 70 e aos 75 anos, possam estar em casa", explicou.
O conceito de Manteigas vila "inteligente", segundo o presidente da câmara, "começa por as energias serem bem aproveitadas e as pessoas bem tratadas".
O projeto também incluirá a substituição das luminárias dos espaços públicos por lâmpadas led, de baixo consumo, e a colocação de painéis solares nos equipamentos municipais.
O plano autárquico começará a ser posto em prática no edifício dos paços do concelho com a aplicação de medidas que permitirão reduzir a fatura da eletricidade, indicou.
O novo quadro comunitário europeu tem apoios específicos para energias renováveis e redução de CO2, aos quais a câmara de Manteigas tenciona apresentar uma candidatura, segundo José Manuel Biscaia.
O concelho de Manteigas é o mais pequeno do distrito da Guarda, com cerca de 3.700 habitantes, que estão dispersos pela sede e pelas freguesias rurais de Sameiro e de Vale de Amoreira.
Fonte: RTP
Sem comentários:
Enviar um comentário