quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Proteção Civil ativa Plano de Operações Nacional da Serra da Estrela

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) ativou o Plano de Operações Nacional da Serra da Estrela (PONSE), anunciou hoje aquela entidade em comunicado publicado na página oficial da internet.


O plano foi ativado para dar segurança "aos milhares de turistas que, nesta época do ano, são atraídos pelas características próprias" do maciço central da Serra da Estrela.

"Este afluxo de visitantes leva a ANPC a planear e operacionalizar, anualmente, um dispositivo conjunto específico para assegurar uma resposta eficaz e eficiente no âmbito da proteção e socorro", é referido.

O dispositivo é constituído pelos corpos de bombeiros dos distritos de Castelo Branco (Covilhã) e da Guarda (Loriga, São Romão, Gouveia, Seia e Manteigas), pelo Grupo de Resgate em Montanha da Força Especial de Bombeiros (FEB) da ANPC e ainda pelo Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS) da GNR.

"A ativação do PONSE, no dia 01 de dezembro, pressupõe a unidade de comando e controlo de toda a prevenção e resposta, o incremento do nível de preparação das entidades acima referidas para os diferentes cenários de risco previamente considerados e a sua pronta mobilização em caso de necessidade", lê-se no comunicado da ANPC.

Os cidadãos que visitem a Serra da Estrela durante o inverno devem, em caso de emergência, contactar o Número Nacional de Emergência 112, lembra a proteção civil. 
GNR MONTANHA - 275315476

Aquela entidade também recomenda aos visitantes alguns cuidados de segurança, como transportar nos veículos correntes para a neve e conduzir com velocidade adequada às condições atmosféricas e à via.

Antes da viagem, sugere que os condutores revejam o nível de combustível, as luzes, os travões e o anticongelante dos veículos.

A ANPC alerta ainda para que os turistas sigam "sempre as indicações das autoridades" e, antes de iniciarem os passeios, estejam equipados com calçado e vestuário adequados, e se informem sobre as previsões meteorológicas.

Fonte:  RTP 1
Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC)

Sem comentários:

Meteorologia Serra Estrela - Vitor Baia