Meteorologia Serra Estrela - Vitor Baia

domingo, 7 de dezembro de 2014

Plano Especial de Emergência de Proteção Civil para situações de neve e gelo no distrito da Guarda

http://www.proteccaocivil.pt/Lists/Noticias/Attachments/979/PEE_neve_gelo_Dist_Guarda.pdf

O Plano Especial de Emergência de Protecção Civil para situações de neve e gelo no distrito da Guarda está em fase de consulta pública até 15 de Janeiro, informou a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC).
O plano, elaborado pelo Comando Distrital de Operações de Socorro, é um instrumento "de resposta operacional para enfrentar situações de emergência provocadas por situações de neve e gelo" em todo o distrito.
Tem por finalidade "possibilitar a unidade de direcção das acções a desenvolver, a coordenação técnica e operacional dos meios a empenhar e a adequação das medidas de carácter excepcional a adoptar em situação de acidente grave ou catástrofe".
O Plano Especial de Emergência de Protecção Civil para situações de neve e gelo no distrito da Guarda (PEE-neve na Guarda) aplica-se em qualquer um dos 14 municípios do distrito.
Segundo o documento, disponibilizado na página internet da ANPC, os locais de maior risco são o maciço central da Serra da Estrela e os lugares acima dos 700 metros de altitude situados nos municípios de Aguiar da Beira, Celorico da Beira, Guarda, Gouveia, Manteigas, Seia, Sabugal e Trancoso.


Nos termos dos nºs 1 e 3 do artigo 50.º da Lei de Bases da Proteção Civil (Lei nº 27/2006, 3 de julho) e dos nºs 1, 3 e 5 do artigo 2.º e dos nºs 8 e 9 do artigo 4.º do Anexo à Resolução nº 25/2008, de 18 de julho (Diretiva relativa aos critérios e normas técnicas para a elaboração e operacionalização de planos de emergência de proteção civil), informam-se todos os interessados que decorre entre 1 de dezembro de 2014 e 15 de janeiro de 2015 a fase de consulta pública do Plano Especial de Emergência de Proteção Civil para situações de neve e gelo no distrito da Guarda. Todas as observações consideradas pertinentes poderão ser enviadas para cdos.guarda@prociv.pt até ao último dia do período da consulta, 15 de janeiro de 2015.


Fonte:  ANPC
Terras da Beira

Sem comentários: