domingo, 23 de novembro de 2014

Canal de TV na internet para valorizar Serra da Estrela


Aposta na valorização de "região que está a ficar esquecida".

Um canal de televisão na Internet para a Serra da Estrela aposta na valorização de "uma região que está a ficar esquecida", contribuindo para inverter esta tendência, disse esta sexta-feira à agência Lusa o jornalista responsável pelo projeto.

Paulo Leitão, também fundador do canal Centro TV, com sede em Oliveira do Hospital, que emite também através da Internet, salientou que "depois do desaparecimento da Região de Turismo da Serra da Estrela e sua inserção no Turismo do Centro" aquele território do interior "tem perdido população e ficado órfão em termos informativos".

"Sentia-se a necessidade de um canal como este", que se propõe "fazer um serviço público", com vídeo, fotografia e texto, dirigido aos concelhos da Guarda, Manteigas, Gouveia, Seia, Celorico da Beira e Covilhã, afirmou.

O Canal Serra da Estrela, a funcionar desde a semana passada, "é uma nova plataforma agregadora de notícias sobre a maior montanha portuguesa", acrescentou o jornalista.

Facebook - Canal Serra da Estrela - https://www.facebook.com/canalserradaestrela
Centro TV - Canal Serra da Estrela - http://www.centrotv.pt/index.php/canal-serra-da-estrela

Fonte: Correio da Manhã


Câmara de Manteigas apoia financeiramente produtores de feijoca

O município de Manteigas revelou hoje ter atribuído, nos dois últimos anos, cerca de dois mil euros em subsídios de apoio à produção de feijoca, uma leguminosa típica daquele concelho da Serra da Estrela.

O presidente da Câmara Municipal de Manteigas, José Manuel Biscaia (PSD), disse à agência Lusa que em 2013 a autarquia atribuiu cerca de mil euros de subsídios à exploração e este ano concedeu aproximadamente o mesmo valor.

A autarquia tem em vigor um regulamento municipal de incentivo à produção de feijoca, que foi criado pelo anterior executivo socialista para que os agricultores locais pudessem corresponder ao aumento da procura daquele produto por parte dos restaurantes e dos consumidores.

Segundo o autarca de Manteigas, o apoio financeiro para áreas de cultivo até 500 metros quadrados é de três cêntimos por metro quadrado e para as áreas superiores é de dois cêntimos.

José Manuel Biscaia anunciou que no próximo período de candidatura irá perguntar aos agricultores se tiveram ou não dificuldade na comercialização da feijoca para saber "que diferença é que aconteceu" com a introdução do regulamento.

"Temos que fazer este levantamento para ver se vale a pena continuar a apostar, apesar dos valores em presença serem muito baixos, mas queremos saber se o resultado é para infirmar como positivo ou se é para desistir porque negativo, porque não trouxe nada de novo ao processo", explicou.

O autarca de Manteigas também defende que seja criada uma instituição que "acompanhe o produtor já na fase final", ou seja, no momento da comercialização da feijoca.

No concelho já existe a Confraria da Feijoca, que também terá que se "ligar aos produtores", considera.
O regulamento de apoio à feijoca surgiu quando a câmara municipal verificou que os restaurantes daquele concelho do coração da Serra da Estrela têm feijoca nas suas ementas, mas "não têm feijoca como aquele prato que se apresenta primeiro ao cliente".

Segundo o responsável, "de vez em quando dizia-se que faltava feijoca" e que os restaurantes "queiram feijoca e não havia" na vila serrana.

"Não tenho ouvido nada relativamente a essa matéria, mas também não sei se colocam o produto todo em Manteigas, se é para autoconsumo, se o vendem a particulares ou se o colocam fora de Manteigas. Esse é o inquérito que teremos que fazer na abertura do novo concurso para ver exatamente que medidas teremos que tomar", concluiu.

As feijocas costumam ser servidas com carnes de porco e enchido regional, mas também são utilizadas na confeção de sobremesas e na produção de pastéis.

Fonte:  Porto Canal

domingo, 16 de novembro de 2014

16ª SUBIDA DO VALE DE SAMEIRO – CABEÇO DA AZINHA.

 
O Grupo Desportivo de Sameiro, com o apoio da Câmara Municipal de Manteigas, Junta de Freguesia de Sameiro, Federação Portuguesa de Montanhismo e Escalada e TERRAS DE AVENTURA organiza, no próximo dia 7 de DEZEMBRO de 2014, uma corrida pedestre com características de montanha e marcha de montanha denominada 16ª SUBIDA DO VALE DE SAMEIRO – CABEÇO DA AZINHA.
 
A prova integra a TAÇA DE PORTUGAL DE KM VERTICAL.

Inscrições ate 30 de Novembro de 2014

 Mais Informações - Sameiro.TerrasdeAventura.net

 

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Aulas vão mesmo terminar no Externato de Manteigas, que invoca dificuldades financeiras (Reportagem Altitude.fm)

A directora do Externato Nossa Senhora de Fátima comunicou telefonicamente ao presidente da Câmara de Manteigas que, independentemente da autorização, por parte da tutela, da quarta turma (requisito mínimo para a tutela autorizar o funcionamento da instituição), não é possível garantir as actividades lectivas este ano, alegando razões de ordem financeira.


Fonte: Altitude FM

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Magusto - S. Martinho - Sameiro 2014



Magusto - S. Martinho - Sameiro

Dia 15 de Novembro em Sameiro, no Centro Cívico - Magusto convívio. 

A animação estará a cargo do Grupo de Musica Popular Covimúsica

Apareçam! 

A boa disposição e castanhas são oferta. 
Jeorpiga 0.20 Castanhas

Serviço de Bar permanente.

Evento Facebook - Magusto Sameiro

 A ORGANIZACÃO NÃO SE RESPONSABILIZA POR QUALQUER DANO QUE POSSA OCORRER DURANTE OS FESTEJOS
 

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Empresa Águas Glaciar, de Manteigas, de portas fechadas - Administração da "Glaciar Indústria" desmente


A empresa das Águas Glaciar, em Manteigas, foi ontem encerrada lançando para o desemprego 36 trabalhadores, informa, em comunicado, o Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura e das Indústrias de Alimentação Bebidas e Tabacos de Portugal (SINTAB).

Fernando Rodrigues, coordenador do SINTAB, contou ao TB que «os funcionários ainda foram trabalhar de manhã tendo o diretor dado ordens para irem da parte da tarde», adiantando que «houve um processo de venda da empresa, tendo o mesmo patrão voltado a comprar a empresa mas apenas as paredes». O sindicalista disse que aconselharam os trabalhadores a não abandonarem a empresa porque «surgiu uma ordem do Tribunal para os bens serem retirados, dado que foram penhorados». O SINTAB ainda não conseguiu  entrar em contacto com o dono da empresa.

 Administração da "Glaciar Indústria" desmente Sindicato

A administração da "Glaciar Indústria, SA" já veio desmentir o comunicado do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura e das Indústrias de Alimentação Bebidas e Tabacos de Portugal (SINTAB) que dava conta que aquela empresa tinha sido encerrada e vendida. Em comunicado enviado ao Terras da Beira, a administração diz que "é totalmente mentiras falso o comunicado do SINTAB" que "foi emitido pelo Sr. Fernando Rodrigues" e que irá "apurar responsabilidades do autor deste comunicado".
O TB tentou obter pormenores sobre a real situação da empresa mas até agora não foi possível ter qualquer resposta.



Fonte: Terras da Beira
            Terras da Beira

2º Passeio TT - Bombeiros Voluntários de Manteigas


Fonte: Evento Facebook - 2º Passeio TT dos B.V.Manteigas


terça-feira, 4 de novembro de 2014

Dia de São Nuno Álvares Pereira - Sameiro


Celebração do Dia de São Nuno Álvares Pereira
6 De Novembro em Sameiro

08:00 - Repique de Sinos
19:30 - Missa e Honra de São Nuno Álvares Pereira.

Fonte: Facebook Festa São Nuno - Sameiro

Neve na Serra da Estrela


A neve que caiu pela primeira vez este outono na Serra da Estrela fechou os acessos aos Piornos e à estrada que liga Lagoa Comprida e Piornos, nomeadamente devido ao gelo que se formou nas vias.

A temperatura desceu na ordem dos dez graus. De acordo com o IPMA, a temperatura máxima prevista para esta terça-feira nas Penhas Douradas é de seis graus e a mínima de um. A previsão meteorológica aponta para hoje aguaceiros que serão de neve acima de 1200/1400 metros de altitude até meio da manhã.

Fonte: Beira.pt
Foto: Meteo Covilhã

Meteorologia Serra Estrela - Vitor Baia