Meteorologia Serra Estrela - Vitor Baia

Inaugurado caminho natural em Gouveia

No próximo dia 8 de Setembro, pelas 11h15 vai ser inaugurado o “Caminho Natural” que liga Gouveia (Curral do Negro) a Folgosinho e Covão da Ponte.

Na iniciativa vai estar presente ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Poiares Maduro.

O “Caminho Natural” é uma estrada em asfalto, construída entre Gouveia (Curral do Negro) com ligação à aldeia de Folgosinho e ao limite dos concelhos de Gouveia e Manteigas, numa extensão de 25 quilómetros.

"O caminho, em si, há muito que estava aberto, mas mantinha-se em terra batida, dificultando especialmente no inverno o trânsito automóvel", adianta a autarquia gouveense em comunicado.

Uma das áreas abrangidas por esta estrada, é uma zona de quintas extremamente isoladas e designadas por “Casais de Folgosinho”.

Para além de facilitar o acesso aos “Casais de Folgosinho”, esta estrada permite ainda uma comunicação diferente à vila de Manteigas, proporcionando paisagens distintas e até agora desconhecidas da Serra da Estrela.

A obra foi em todas as fases acompanhada pelos técnicos do Parque Natural da Serra da Estrela – ICNF, o que "permitiu uma sensibilidade e preocupações constantes para não desvirtuar a sua integração plena na paisagem natural", sublinha a edilidade.

"No aspecto da influência do caminho no domínio sociocultural, ressalta de imediato a sua contribuição para a contenção do despovoamento resta área da Serra. Seja pela função directa de boa acessibilidade, seja pelo papel indirecto de contributo para renovação das actividades que garantem a humanização da paisagem", frisa o município.

Na área de influência desta obra encontram-se 13 “Casais” de Folgosinho, padrão de povoamento e actividade desta área da Serra, que com esta intervenção irá permitir a preservação da identidade deste espaço único.

Fonte:  CentroTV

Sem comentários:

Para ver outras noticias Clique em MENSAGENS ANTIGAS