terça-feira, 20 de agosto de 2013

Eusébio Soares bate recorde nacional de distância em parapente

O piloto Eusébio Soares, da Associação de Voo Livre de Sintra, bateu, a 15 de agosto, o recorde nacional de distância em parapente. O português descolou da Azinha, no Sameiro, Serra da Estrela, e aterrou em Navalmanzano, Espanha, entre Valladolid e Segovia. Foram 281 quilómetros, num voo que durou mais de 6 horas e meia.

Eusébio Soares descolou às 12h20 da Azinha, perto de Manteigas, onde no início de julho se realizou o British Open de parapente, e aterrou no município de Navalmanzano, província de Segovia, a cerca de 130 quilómetros a norte de Madrid, um pouco antes das 19h.

Aproveitando apenas as correntes de ar ascendente, sem qualquer motor, o piloto da AVLS fez uma média de 50 km/h e atingiu os 4125 metros de altitude. Eusébio Soares destronou assim Nuno Virgílio, campeão nacional em 2013, que a 16 de junho de 2010 tinha descolado do mesmo local e aterrado na Vidigueira, Alentejo, a cerca de 248 quilómetros.

O voo, que pode ser analisado aqui, terá agora de ser enviado para a Fédération Aéronautique Internationale (FAI) para ser validado e aceite como recorde nacional.

Fonte:  RTP1

Sem comentários:

Meteorologia Serra Estrela - Vitor Baia