quinta-feira, 7 de março de 2013

Turismo da Serra da Estrela sem dinheiro para pagar salários

A Entidade Regional de Turismo da Serra da Estrela não tem dinheiro para pagar salários no final de Março por falta de verbas a transferir pelo Governo para estas entidades, disse à agência Lusa o presidente da instituição.

Segundo Jorge Patrão, a entidade "tem encontrado formas" de pagar salários mesmo sem outras verbas "devidas pelo Governo" desde 2012, mas "para março já nada está assegurado".
"Porque é que uns funcionários públicos podem receber e outros não", questiona.

O Turismo de Portugal avisou as entidades regionais de turismo que vai falhar o pagamento da primeira "tranche" trimestral de 2013, porque a principal fonte de receitas também falhou o pagamento.

Numa carta divulgada na última semana, o Turismo de Portugal refere que "a principal fonte de financiamento" são as receitas provenientes da exploração dos casinos, mas "as concessionárias estão em litígio com o Estado, tendo como consequência suspendido todos os pagamentos".

"Não é, portanto, possível ao Turismo de Portugal adiantar o pagamento das verbas atribuídas às entidades regionais de turismo, enquanto a receita correspondente não nos for entregue pela Autoridade Tributária, o que, até ao momento, ainda não aconteceu", acrescenta a carta.

Jorge Patrão classifica a medida como "uma forma errada de gerir" por parte da administração central e "um contributo para a destruição de um sector que podia estar a ser a salvaguarda do relançamento da economia".

O presidente da Entidade Regional de Turismo da Serra da Estrela reclama ainda do Governo o pagamento de 200 mil euros relativos a 2012 que nunca chegaram a ser entregues.

A verba diz respeito "a uma rubrica específica da lei relativa à correcção de assimetrias regionais e que a Serra da Estrela sempre recebeu", mas não em 2012, apesar de estar orçamentada.

Jorge Patrão considera ainda mais grave o facto de a ex-secretária de Estado do Turismo não ter explicado "o que foi feito ao dinheiro", porque "uns receberam e outros não".

O presidente da Associação Nacional das Entidades Regionais de Turismo (ANERT), Desidério Silva, já tinha dito na terça-feira à Lusa que a falta do pagamento trimestral pode por em causa os salários dos funcionários e a promoção turística das regiões.

O presidente da região de turismo Leiria/Fátima, Paulo Fonseca, já disse que vai propor a entrega das chaves daquela entidade ao Turismo de Lisboa.

Jorge Patrão admite também entregar as chaves da entidade da Serra da Estrela: "Se não tivermos outro recurso, é isso que um dia faremos".

Lusa/SOL

Sem comentários:

Meteorologia Serra Estrela - Vitor Baia