quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Município de Manteigas desenvolve ações de sensibilização - "Igualdade de género"

Igualdade de género ou igualdade entre mulher e homem significa igual visibilidade, poder e participação de homens e mulheres em todas as esferas da vida pública e privada.

Neste âmbito, o Município de Manteigas, em parceria com a Associação de Municípios da Cova da Beira, está a desenvolver um conjunto de atividades de sensibilização junto da comunidade, para as várias faixas etárias.

Vários são os objetivos que sustentam este projeto, desde promover a igualdade entre homem e mulher nas áreas comportamental, social e profissional, até sensibilizar para o desenvolvimento de relacionamentos saudáveis, combatendo assim o bullying, a violência doméstica e a descriminação.

Estas ações surgem no seguimento de uma primeira fase que decorreu em 2011 e que consistiu na criação do gabinete para a igualdade de género, por parte do Município de Manteigas.

O plano de atividades já teve início no passado dia 30 de Outubro, na Escola N.º 1 de Manteigas, com uma pequena feira temática direcionada aos alunos do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico. Através da realização de diversos jogos e da observação de vários painéis, as crianças ficaram sensibilizadas para a não discriminação dos colegas nas suas escolhas, nos momentos de brincadeira e no tratamento desigual entre menina e menino. Quanto aos educadores/professores, receberam a herança de continuar a promover a igualdade de género dentro e fora da sala de aula.

Estão programadas mais ações de sensibilização direcionadas aos alunos do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, ensino profissional e ensino secundário e à comunidade em geral, que irão ser desenvolvidas até Junho de 2013.


Fonte: Câmara Municipal de Manteigas

Sem comentários:

Meteorologia Serra Estrela - Vitor Baia