terça-feira, 26 de junho de 2012

São João - Sameiro 2012

O Rosmaninho
O Rosmaninho é uma planta que utilizamos na nossa aldeia como tradição na queima da Fogueira de São João.
Segundo a nomenclatura empregue pela taxonomia botânica, todos os rosmaninhos pertencem ao género Lavandula L. É da família das alfazemas ou lavandas e floresce no início do Verão.
O rosmaninho portugueses é um pequeno arbusto lenhoso, facilmente identificável pelo aroma e pelas espigas violetas que coroam a pequena copa.
Também pode ser utilizado para cuidados da nossa saúde, como a falta de repouso, dificuldades no sono e desequilíbrios funcionais do abdomem superior (irritaçção no estômago de origem nervosa, sindroma de Roehm-Held, meteorismo, desordens intestinais de origem nervosa).

Tradicional Fogueira de São João

Fogueira na Rua Adelino Esteves Gaspar Carvalho

Fogueira na Rua Aldeia Nova da Ponte (Café Central  Shopping)


Fogueira na Rua do Forno

Fogueira Junto ao Restaurante Sabores Serranos

Fonte de São João Baptista

Nota: Fica em Falta a foto da fogueira da Rua Direita.

2 comentários:

Nbiscaia disse...

Fico a espera de cheque com os direitos de autor!!
Nota histórica
as tradicionais fogueiras de rosmaninho em Sameiro possuem uma forte tradição milenar devido ao padroeiro da nossa terra ser S.João Baptista, no entanto esta tradição remonta aos povos de origem celta como os Lusitanos que festejavam o solstícios com fogueiras para saudar os deuses pagãos por isso é que no Natal também se faz a tradicional fogueira dos cepos devido ao solstício de inverno. A quando a cristianização durante o império Romano várias tradições pagãs assumiram carácter católico para facilitar a transição entre religiões.

Sameiro disse...

Estamos sempre a aprender.. Obrigado.. Cumps

Meteorologia Serra Estrela - Vitor Baia