sábado, 26 de maio de 2012

Workshop Envelhecimento Ativo

No passado dia 16 de maio, o Município de Manteigas organizou um workshop sobre o tema do Envelhecimento Ativo, que decorreu no Centro Paroquial de Assistência de São Pedro.
Realizado no âmbito do Cartão Municipal do Idoso, o workshop foi aberto à população em geral, com o objetivo de informar, debater, trocar ideias e experiências sobre a forma mais saudável, divertida, lúdica e segura de envelhecer.
Esta tarde temática iniciou com uma palestra apresentada por Cátia Azevedo, técnica da EAPN - Rede Europeia Antipobreza, que enquadrou a atividade no ano 2012 - Ano europeu do envelhecimento ativo e da solidariedade entre gerações.
Foram dinamizados cinco grupos temáticos para os quais se contou com a colaboração de técnicos profissionalizados nas mais diversas áreas. O comandante do Posto da Guarda Nacional Republicana de Manteigas, Segundo-Sargento Augusto Gaspar, acompanhado por uma equipa da Secção de Programas Especiais, debateu o tema da Segurança; a enfermeira Cândida Moreira tratou da Saúde alimentar na terceira idade; o tema da Atividade física ficou a cargo de Ana Santos; o Voluntariado foi dinamizado por Inês de Carvalho e Fabiana Vicente; o tema cultura e lazer foi tratado por Miguel Carvalhinho.
Os participantes envolveram-se, com agrado e bastante entusiasmo, nestes grupos temáticos para trocar conhecimentos e opiniões, esclarecer dúvidas junto dos entendidos na matéria, debater os vários assuntos de forma a tirar conclusões sobre uma vida saudável e ativa.
No final, ficou bem patente a noção de que existem inúmeras formas de viver um envelhecimento ativo, através de uma participação dinâmica, tanto na vida pessoal, como na comunidade. Ficou a sugestão e a vontade de continuar a promover este tipo de sensibilização direcionada à população idosa.
Fonte:  Câmara Municipal de Manteigas

Sem comentários:

Meteorologia Serra Estrela - Vitor Baia