A auto-estrada da Beira Interior (A23) é a mais cara das quatro Scut que começam a ser portajadas a partir do próximo dia 8. Os utilizadores desta ligação entre Torres Novas e a Guarda vão pagar em média 10 cêntimos por quilómetro. No total, percorrer toda a auto-estrada vai custar 19,30 euros.
Em contrapartida, os automobilistas da A24 (Interior Norte) vão pagar menos dois cêntimos por quilómetro, o que a torna na auto-estrada mais barata das quatro que passam a ter cobrança electrónica. Uma viagem entre Chaves e Viseu terá um custo de 14 euros, o que se traduz num valor de oito cêntimos por cada quilómetro.
As outras duas Scut (Beira Alta/Litoral; Algarve) apresentam o mesmo preço por quilómetro: nove cêntimos. A ligação entre Lagos e Vila Real de Santo António (Via do Infante ou A22) custará 11,60 euros, e percorrer a A25, entre Aveiro e Vilar Formoso, um total de 15,65 euros.
A cobrança nestas auto-estradas é exclusivamente electrónica, pelo que os utilizadores deverão comprar um dos equipamentos disponíveis ou, caso optem por não o fazer, pagar a portagem num posto dos CTT, no prazo de cinco dias úteis após a passagem, acrescida de custos administrativos.
As portagens poderão ser pagas através do sistema pré-pago (adquirido nas lojas dos CTT) ou pós-pago (dispositivos Via Verde que, além das lojas deste serviço, também estão disponíveis nos correios). Os equipamentos custam 27,50 euros.
Particulares e empresas que residam ou tenham sede na área de influência destas auto-estradas beneficiam de isenções.
PERGUNTAS e RESPOSTAS (Veja mais Aqui)
- Quem, e como, pode beneficiar de isenções?
Particulares e empresas que residam ou tenham sede na área de influência das auto--estradas e que façam prova da respectiva morada.
- Em que consistem ?
Os beneficiários ficam isentos do pagamento de taxas de portagem nas primeiras 10 transacções mensais e depois têm um desconto de 15 por cento por passagem.
- Quando terminam?
Terminam em Julho de 2012. A partir daí, só beneficiam as regiões que tenham um PIB per capita inferior a 80% da média nacional.
Concessão Beira Alta/Beira Litoral
Lanços a portajar, taxas de portagem e Concelhos abrangidos pela área de influência da A25
Sem comentários:
Enviar um comentário