Meteorologia Serra Estrela - Vitor Baia

  • Finalmente chega o Outono - Este Outono de 2017 tem sido com tempo próprio do Verão. Tudo indica que finalmente vamos ter o tempo normal de Outono. Descida das temperaturas, algumas...
    Há 3 dias

domingo, 4 de dezembro de 2011

Portagens (A23): Beira Interior é a mais cara

A auto-estrada da Beira Interior (A23) é a mais cara das quatro Scut que começam a ser portajadas a partir do próximo dia 8. Os utilizadores desta ligação entre Torres Novas e a Guarda vão pagar em média 10 cêntimos por quilómetro. No total, percorrer toda a auto-estrada vai custar 19,30 euros. 

Em contrapartida, os automobilistas da A24 (Interior Norte) vão pagar menos dois cêntimos por quilómetro, o que a torna na auto-estrada mais barata das quatro que passam a ter cobrança electrónica. Uma viagem entre Chaves e Viseu terá um custo de 14 euros, o que se traduz num valor de oito cêntimos por cada quilómetro. 

As outras duas Scut (Beira Alta/Litoral; Algarve) apresentam o mesmo preço por quilómetro: nove cêntimos. A ligação entre Lagos e Vila Real de Santo António (Via do Infante ou A22) custará 11,60 euros, e percorrer a A25, entre Aveiro e Vilar Formoso, um total de 15,65 euros. 

A cobrança nestas auto-estradas é exclusivamente electrónica, pelo que os utilizadores deverão comprar um dos equipamentos disponíveis ou, caso optem por não o fazer, pagar a portagem num posto dos CTT, no prazo de cinco dias úteis após a passagem, acrescida de custos administrativos.
As portagens poderão ser pagas através do sistema pré-pago (adquirido nas lojas dos CTT) ou pós-pago (dispositivos Via Verde que, além das lojas deste serviço, também estão disponíveis nos correios). Os equipamentos custam 27,50 euros. 

Particulares e empresas que residam ou tenham sede na área de influência destas auto-estradas beneficiam de isenções. 

PERGUNTAS e RESPOSTAS  (Veja mais Aqui)

- Quem, e como, pode beneficiar de isenções?
Particulares e empresas que residam ou tenham sede na área de influência das auto--estradas e que façam prova da respectiva morada.

- Em que consistem ?
 Os beneficiários ficam isentos do pagamento de taxas de portagem nas primeiras 10 transacções mensais e depois têm um desconto de 15 por cento por passagem.

- Quando terminam?
Terminam em Julho de 2012. A partir daí, só beneficiam as regiões que tenham um PIB per capita inferior a 80% da média nacional.

Concessão Beira Interior
Lanços a portajar, Taxas de portagem e Concelhos abrangidos pela área de influência da A23
Concessão Beira Alta/Beira Litoral
Lanços a portajar, taxas de portagem e Concelhos abrangidos pela área de influência da A25

Sem comentários: