domingo, 26 de junho de 2011

Segurança Social celebra protocolos com autarquias e instituições de três concelhos do distrito da Guarda

Guarda, 21 jun (Lusa) -- Autarquias e instituições dos concelhos de Manteigas, Gouveia e Aguiar da Beira, celebram na quarta-feira protocolos com o Instituto da Segurança Social (ISS) para promoção da inclusão social dos cidadãos, combate à pobreza e à exclusão social.
Segundo José Albano Marques, diretor do Centro Distrital da Guarda do ISS, serão assinados protocolos de compromisso referentes aos Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS) naqueles três concelhos, aumentando para seis o número de projetos desenvolvidos atualmente no distrito.
O responsável disse hoje à Lusa que os acordos serão celebrados com a Câmara de Manteigas e a Santa Casa da Misericórdia local, a autarquia de Gouveia e a Fundação D. Laura dos Santos e a Santa Casa da Misericórdia de Aguiar da Beira.
"O valor atribuído a cada um dos projetos, para um período de três anos, é de 450 mil euros", adiantou o responsável.
A medida pretende "promover a inclusão social dos cidadãos, através da realização de ações sempre executadas em parceria com a rede local e o combate à pobreza e à exclusão social".
Os projetos também criarão novos postos de trabalho, justificando o responsável que, "no mínimo, haverá um corpo de três técnicos superiores em diversas áreas" por cada um dos novos CLDS.
"Com estes três projetos, mais o de Figueira de Castelo Rodrigo, que está em fase de aprovação, os que existem em Seia, Celorico da Beira e Guarda, o distrito passará a ter sete nos 14 concelhos", apontou José Albano Marques.
Indicou que nos três novos concelhos abrangidos pela medida serão realizadas atividades em torno da infância e juventude, terceira idade e população desempregada.
Num momento de crise económica e de desemprego, o diretor do Centro Distrital de Segurança Social da Guarda realçou a mais valia das iniciativas que poderão ser executadas no terreno no sentido de "ministrar cursos de formação, melhorar as habilitações e as aptidões" de quem perdeu o posto de trabalho.
O dirigente faz um balanço positivo dos três CLDS que estão em funcionamento no distrito, dizendo que na mesma semana já aconteceu "termos Celorico da Beira com ações de enfermagem, a Guarda com ações destinadas ao empreendedorismo e o projeto de Seia vocacionado para vários cursos de formação, ocupando as pessoas e dando novas competências".
José Albano Marques aponta que os protocolos a celebrar em Manteigas, Gouveia e Aguiar da Beira permitirão "dinamizar a rede social de cada um dos Municípios" e "potenciar a qualidade de vida e o bem-estar das populações".

Fonte:  Sic Noticias

Sem comentários:

Meteorologia Serra Estrela - Vitor Baia