Meteorologia Serra Estrela - Vitor Baia

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Open Nórdico de Parapente - Manteigas




Em Manteigas de 25 a 30 de Junho
O Open Nórdico de Parapente, a decorrer entre os próximos 25 e 30 de Junho na região da Serra da Estrela, tem como base o Concelho de Manteigas. É uma das competições de voo livre mais importante da Europa, numa organização da responsabilidade da Câmara Municipal de Manteigas, que convidou o Clube de Voo Livre Vertical para colocar este evento no calendário português da modalidade no ano de 2011, cuja apresentação pública teve lugar na manhã do dia 20 de Junho, no Salão Nobre da Câmara Municipal. 
Na competição vão participar 125 pilotos, na sua maioria oriundos de países nórdicos (Suécia, Noruega, Dinamarca e Finlândia). Os melhores pilotos portugueses, incluindo o Campeão Nacional de 2010, também marcarão presença, bem como pilotos de outros países, nomeadamente: Rússia, EUA, Espanha, África do Sul, Austrália, Grécia, Hungria, Holanda, Nova Zelândia, Colômbia, México, entre outros. 
As provas decorrem todos os dias em que as condições meteorológicas o permitam, com início das mangas competitivas pelas 12:00 horas. Os pilotos terão que efectuar um percurso, definido diariamente, com distâncias de 60 a 100 km, sagrando-se vencedor aquele que realizar o trajecto em menos tempo. 
A escolha de Manteigas para a realização desta prova confirma o enorme potencial deste Concelho para a prática do parapente de competição, e a Serra da Estrela como um dos melhores palcos europeus da modalidade. 
A organização da competição irá utilizar os dois locais de descolagem do Concelho de Manteigas, que vão permitir a realização das mangas com qualquer direcção de vento: a Azinha na Freguesia de Sameiro, com 700 metros de desnível, para os dias de vento sul e oeste e a descolagem de Vale de Amoreira, com 300 metros de desnível, para os dias de vento norte e leste. Nas mangas competitivas os pilotos vão sobrevoar toda a área da Serra da Estrela e outras zonas da Beira Interior, entre Castelo Branco e Vilar Formoso. 
No decorrer da prova os pilotos utilizarão um sistema de localização via GPS, podendo ser observada a sua posição em tempo real via Internet. Este software inovador a nível mundial, produzido por uma empresa Portuguesa (Flymaster), também permitirá obter as classificações logo após o encerramento das respectivas mangas. Para além dos pilotos de competição, a região será visitada por muitos praticantes de voo livre que gostam de acompanhar de perto os grandes eventos. O secretariado e cerimónia de encerramento terão lugar nas instalações do Skiparque - Relva da Reboleira (Sameiro - Manteigas). 
Programa Diário 
09:30 Horas - Transporte dos pilotos para a descolagem 
11:00 Horas - Briefing geral sobre a manga do dia 
12:00 Horas - Início da competição 
17:00 Horas - Recolha dos pilotos para o Secretariado 
20:00 Horas - Publicação das classificações

Fonte: LocalVisãoTV
Cm-Manteigas

Sem comentários: