Meteorologia Serra Estrela - Vitor Baia

quarta-feira, 21 de março de 2012

Manteigas assinala Dia Mundial da Árvore

O município de Manteigas comemora, hoje, o Dia Mundial da Árvore, com uma ação de sensibilização que envolve os alunos e professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico da vila, e utentes do Cartão Municipal do Idoso, no âmbito do Programa Eco-Escolas.
A iniciativa prevê a plantação de árvores autóctones junto ao Estádio Eng.º Barjona de Freitas, um passeio pedestre, um espetáculo músico-teatral, jogos temáticos e a devolução à natureza de uma Águia-de-asa-redonda recuperada no Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens (CERVAS).
Esta atividade contará ainda com a colaboração dos Sapadores Florestais do Concelho, GNR, Parque Natural da Serra da Estrela, CERVAS, Autoridade Florestal Nacional e Bombeiros Voluntários, envolvendo cerca de 150 pessoas, numa ação que promove o contacto com a natureza e desperta para a problemática dos incêndios florestais.

Fonte:  O Interior

N. Manteigas – Março 2012

Torne-se assinante do Notícias de Manteigas AQUI 
Contactos:Rua General Póvoas, N.º 7 - 1.º - 6260 - 173 MANTEIGAS
Telefone e Fax: 275 982 476

quinta-feira, 15 de março de 2012

Bombeiros de Manteigas reclamam pagamento de despesas

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Manteigas reclam a do governo o pagamento total das despesas com o combate a um incêndio florestal registado em Vale de Amoreira, no dia 23 de Fevereiro.
Segundo o presidente da direcção, Manuel Rabaça, os voluntários contabilizam despesas superiores a 5.000 euros e «a única verba de que irão ser reembolsados será de cerca de 1.600 euros correspondente a combustíveis». O responsável refere que ficarão por pagar «todas as despesas referentes à alimentação de 160 homens que combateram no teatro de operações durante dois dias e todo o desgaste de equipamento, nomeadamente mangueiras, motobombas, entre outros».
Manuel Rabaça já fez chegar a preocupação e descontentamento ao Ministério da Administração Interna, à Autoridade Nacional de Protecção Civil e à Liga dos Bombeiros Portugueses. O dirigente recorda que a associação está «há cerca de três anos à espera de um carro ligeiro de combate a incêndios, que foi atribuído a Manteigas num lote nacional de 95 carros, faltando apenas distribuir 14». Refere ainda que a frota de veículos de combate a incêndios está «obsoleta» e a vinda da nova viatura «pode ser a diferença entre manter ou não manter»o manto verde que envolve Manteigas.


Fonte:  Porta da Estrela