Meteorologia Serra Estrela - Vitor Baia

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Torneio de Sueca 2012 - Sameiro

Informações e Inscrições:
Gaspar: 962073353
Emanuel: 968588435

Praia Fluvial da Relva da Reboleira (Sameiro - Manteigas) candidata às 7 Maravilhas

Seis praias fluviais da região integram a lista de 296 candidaturas validadas para a eleição das “7 Maravilhas – Praias de Portugal”, anunciou a organização.  
Valhelhas (Guarda) e Vale do Rossim (Gouveia) foram catalogadas na categoria de “Praias de Albufeiras e Lagoas”, enquanto Loriga (Seia), Aldeia Viçosa (Guarda), Relva da Reboleira (Sameiro - Manteigas) e Unhais da Serra (Covilhã) fazem parte da lista de “Praias de Rios”.
As candidaturas vão agora ser analisadas e votadas por 70 especialistas, aos quais cabe eleger as 70 praias pré-finalistas. A lista final será revelada a 27 de Fevereiro.


Veja o Video da Praia Fluvial da Relva da Reboleira (Sameiro - Manteigas)


A votação pública poderá ser feita por SMS, chamada telefónica, Internet (http://www.7maravilhas.sapo.pt/) e Facebook e decorre entre 7 de Maio a 7 de Setembro de 2012. As “7 Maravilhas – Praias de Portugal” serão reveladas a 8 de Setembro de 2012. 
Assim que possível serão publicadas mais informações.

Baile de Finalistas ENSF 2011/2012

 Baile de Finalistas ENSF 2011/2012 
Sábado  11/02/2012 
Pavilhão gimnodesportivo de Manteigas 
Animação com o grupo musical Renovação 3

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

O “NOTÍCIAS de MANTEIGAS” e a CRISE

   Também o nosso jornal vem sentindo os efeitos perversos da crise que ameaça a sobrevivência do que é considerado por muitos como supérfluo, ou dispensável. Infelizmente para centenas de milhar de Portugueses, mesmo o que é essencial a uma vida digna, os apregoados direitos básicos da Constituição que nos rege e de que nenhum ser humano deveria ser privado, como a alimentação, a saúde, a habitação e a educação, estão em risco de sobrevivência. O povo deste país “troikado” está submetido à canga de cortes imorais no seu nível de vida que conduzirão a um recuo civilizacional, ou seja, ao subdesenvolvimento e à penúria.
    Focando o caso particular do “Notícias de Manteigas”, há que realçar duas realidades que não são conciliáveis: 1) os custos mensais fixos e inadiáveis, dos quais se salientam (entre outros) € 700 a pagar à Gráfica que imprime o jornal e € 450 a depositar nos CTT para garantir a expedição e entrega ao domicílio, sem a satisfação dos quais o jornal não pode sobreviver, ou seja, vai à falência, como aconteceu há uns meses atrás ao semanário “Nova Guarda”; 2) falta de cumprimento, por distracção, desleixo ou irresponsabilidade, do dever de pagar pontualmente a assinatura do jornal (no início de cada ano) e a publicidade; o cancelamento significativo e injustificado de assinaturas e a diminuta inscrição de novos assinantes para compensar os que vão desistindo, ou são cancelados por iniciativa da direcção da Cooperativa Jornalística quando a dívida se eterniza.
    Não tem o “Notícias de Manteigas”, infelizmente, patrocinadores ou mecenas que lhe garantam o apoio financeiro para não definhar, ou para acudir a uma situação de emergência. Não pode o “Notícias de Manteigas”, por força do que estabelecem os seus Estatutos, recorrer a subsídios de entidades oficiais. Não conta o “Notícias de Manteigas” com uma razoável receita de publicidade, dado o frágil tecido socioeconómico e consequentes dificuldades de sobrevivência da maioria dos empresários da nossa terra.
    Neste princípio de Ano Novo, exorto uma vez mais os nossos assinantes faltosos, por atrasarem o pagamento da assinatura, para que não se assumam como sabotadores silenciosos da continuação do jornal da nossa terra que em Novembro passado festejou os seus 34 anos de vida. Aos nossos assinantes cumpridores do seu dever de pagar a assinatura anual (a maioria, felizmente) apelo de novo para que dêem um contributo suplementar ao futuro do “Notícias de Manteigas”, arranjando novos assinantes entre familiares e amigos. Em suma: é urgente e necessário aumentar o número de assinantes e não descurar o pagamento das assinaturas e anúncios.
    Não sendo o nosso jornal perfeito, como toda a obra que sai das mãos e de cérebros humanos, julgo, contudo (e perdoem-me a imodéstia), que o seu valor de arauto da vida da nossa comunidade, sobretudo junto dos Manteiguenses que não vivem neste covão da Serra, é inquestionável. Todos somos responsáveis pela afirmação, defesa e difusão da identidade cívica, cultural e afectiva da nossa comunidade, ideal que inspirou os fundadores deste jornal em 30 de Novembro de 1977 e que é necessário não esquecer e procurar cultivar em cada número deste mensário. Haja crítica honesta e frontal para melhorar o que se faz nesta terra em todos os domínios, não dando confiança e guarida ao desânimo, à cobardia, à maledicência, ao conformismo, à desunião em nome de causas fúteis que só minam a auto-estima e coragem para enfrentar os desafios que sejam marcantes do nosso futuro.
    Permitam-me, por último, que deseje a todos os assinantes, leitores, anunciantes, colaboradores, amigos e Manteiguenses sem distinção (e seja qual for o canto do Mundo onde resistam), um Ano Novo com saúde, sossego espiritual, confiança e a realização positiva de sonhos, projectos e anseios que fazem da Vida uma aventura empolgante e inigualável.

José Duarte Saraiva
(Presidente da Cooperativa Jornalística de Manteigas)

 PARA QUE O JORNAL DA NOSSA TERRA SE MANTENHA VIVO E ACTIVO

É PRECISO AUMENTAR O NÚMERO DE ASSINANTES

Aproveite o início de 2012 e exorte familiares e amigos a fazerem-se assinantes preenchendo o cupão acima e enviando-o à Sede do “Notícias de Manteigas”

A DIRECÇÃO DO JORNAL AGRADECE