Meteorologia Serra Estrela - Vitor Baia

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Restaurante Sabores Serranos - Dia de São Valentim


Surpreenda-se a si e àquele que mais ama…Experimente o nosso Menu afrodisíaco…

Aperitivo “porção do amor”

Cocktail de camarão temperado com gengibre
Posta de salmão regada com molho afrodisíaco
Lombinho de porco com molho de chocolate e pimenta
Delícia de baunilha com cobertura de molho da paixão
- Bebidas da casa à descrição -

Este menu tem um custo de 28€ por casal.

Reservas: 963710525
ou
Restaurante Sabores Serranos
Rua Tenente Coronel José Rabaça Biscaia, 6260-311 Sameiro

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Neve voltou à Serra da Estrela

Depois de várias horas de interdição, os acessos à Serra da Estrela reabriram ao final da manhã. Ontem, por causa do nevão, um autocarro acabou por ficar retido. O sistema de travões congelou devido às temperaturas negativas e os 55 passageiros foram encaminhados para a aldeia do Sabugueiro. Bombeiros e GNR orientaram a operação de resgate.
Fonte: SIC Noticias
            RTP 1

domingo, 15 de janeiro de 2012

Serra da Estrela: Neve obriga a cortar trânsito

O trânsito está cortado em várias estradas da serra da Estrela devido à queda de neve, estando vedado o acesso à Torre, informou este domingo um fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) da Guarda.

A fonte do CDOS da Guarda disse à agência Lusa que a circulação rodoviária foi suspensa às 17h00 em sete troços de acesso ao maciço montanhoso.  
O trânsito está cortado nos seguintes troços: 1 (Loriga - Lagoa Comprida), 2 (Lagoa Comprida - Sabugueiro), 9 (Piornos - Manteigas), 10 (Piornos - Covilhã), 11 (Piornos - Torre), 12 (Torre - Torre) e 13 (Lagoa Comprida - Torre).  
Na noite passada, também devido à neve, a circulação na serra da Estrela tinha estado interrompida em três troços: 11, 12 e 13.  

Fonte: Jornal Correio da Manhã

Lar de Idosos de Vale de Amoreira acolhe utentes como em família

A Associação de Melhoramentos de Vale de Amoreira (AMVA), no concelho de Manteigas, tem a funcionar um Lar de Idosos, inaugurado em 8 de Agosto de 2008, que apoia diariamente 14 utentes.
A AMVA foi fundada em Setembro de 1987 pelos sócios António Ferreira, Joaquim Morais, João Mesquita e Joaquim Fernandes Albuquerque, sendo este último o actual presidente da direcção. “Durante alguns anos a actividade desenvolvida baseava-se essencialmente na organização de actividades desportivas”, recorda o actual dirigente e fundador, assinalando que, em 1999, a instituição iniciou a actividade de Ocupação de Tempos Livres (OTL) para jovens, durante as férias escolares, desenvolvendo actividades relacionadas com a limpeza das ruas da Freguesia, do ribeiro e do Rio Zêzere, entre outras.
No mesmo ano, celebrou um acordo de Programa Ocupacional com o Instituto de Emprego e Formação Profissional, que permitiu contratar uma senhora que prestava serviços na AMVA e realizava “voluntariamente o serviço de limpeza das casas dos Idosos mais necessitados”. Em Dezembro de 2000, foi celebrado um acordo financeiro com a Segurança Social no âmbito da valência de Apoio Domiciliário para apoiar 14 utentes da Freguesia. A valência mantém-se actualmente, tendo já sido apoiadas cerca de 60 pessoas, segundo o responsável.
Acrescenta que em Novembro de 2003 a Associação de Melhoramentos de Vale de Amoreira candidatou a construção de um Centro de Noite a fundos comunitários, com o custo total de 450 mil euros. “A candidatura foi aprovada em Novembro de 2004, tendo sido dado início ao processo de concurso para a construção do mesmo”, recorda Joaquim Fernandes Albuquerque ao Jornal A Guarda. A obra foi iniciada, em Novembro de 2006, e ficou concluída em Abril de 2007. Em Setembro do mesmo ano, a direcção abriu concurso para aquisição de equipamento. “Em Fevereiro de 2008, a AMVA foi abordada pela Segurança Social para eventual interesse de alteração de uso de Centro de Noite para Lar de Idosos”, sugestão de imediato aceite pela direcção que deu início ao processo de adaptação física para funcionar como Lar e procedeu à sua inauguração em 8 de Agosto de 2008.
O Lar de Idosos, que emprega 12 pessoas, tem capacidade para 14 utentes e, neste momento, segundo a direcção, existe “uma lista de espera superior a 60 pessoas” de vários pontos do país.
A AMVA coloca à disposição dos utentes várias actividades ocupacionais e de reabilitação, praticamente gratuitas, como Educação Física e Fisioterapia. Também possui um técnico em Animação Sócio-cultural, para permitir “a promoção do desenvolvimento sócio-cultural dos utentes, organização, coordenação e desenvolvimento de actividades de animação de carácter cultural, educativo, social, lúdico e recreativo, contribuindo para a promoção da sua qualidade de vida”.
“A direcção da AMVA trabalha diariamente para que esta estrutura seja vista por todos os que a frequentam como uma casa, em que todos os residentes vivam em família, acompanhados por colaboradoras com fortes características relacionais, humanas, respeitando todos os dias a privacidade, intimidade, personalidade e preferências dos residentes”, esclarece Joaquim Fernandes Albuquerque. Aliás, o responsável conclui dizendo que “o acompanhamento, o respeito, o carinho, pelo Idoso, são apenas alguns dos princípios que justificam a existência da Associação de Melhoramentos de Vale de Amoreira”.

Fonte: Jornal a Guarda

sábado, 14 de janeiro de 2012

GNR promoveu acções de sensibilização

Nos dias 26 e 28 de Dezembro, a Secção de Programas Especiais do Destacamento Territorial da GNR da Guarda realizou duas acções de sensibilização subordinada ao tema “Apoio 65 – Idosos em Segurança” no concelho de Manteigas. Nas acções foram contactados, porta-a-porta, 29 idosos. Em 30 de Dezembro, a Secção de Programas Especiais do Destacamento Territorial de Gouveia realizou duas acções de sensibilização subordinadas ao tema “Natal Feliz” nos concelhos de Aguiar da Beira e Seia. Foram contactados 83 condutores e distribuídos panfletos informativos.


Fonte: Jornal a Guarda

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Manteigas encontra-se numa zona sombra onde não há sinal da TDT

O apagão analógico vai fazer com que Manteigas deixe de ter sinal de televisão, porque o concelho encontra-se numa zona sombra onde o sinal da Televisão Digital Terrestre (TDT) não chega. Para além da questão técnica, com a recepção do sinal, há também a paisagem protegida a ter em conta, como pode ouvir na reportagem de Jorge Esteves.

O Presidente da Câmara Municipal de Manteigas recomenda, que ninguém no município adquira as parabólicas, porque de uma forma ou de outra, a autarquia encontra solução para manter o sinal nas antenas actuais.
Fonte: Antena 1

SkiParque "BRINCAR NA NEVE" 2012

Realizou-se nos dias 7 e 8 deste mês a primeira edição do "Brincar na Neve" da época 2011/2012. Trata-se de uma iniciativa que se realiza pelo quarto ano consecutivo e que está de facto a tornar-se um caso sério de popularidade e de sucesso entre os jovens participantes. A actividade desenvolveu-se no Ski Parque, em Manteigas, e contou com a presença de 30 crianças oriundas de todo o país.
O evento foi acompanhado pelos monitores e pelos dirigentes da Federação de Desportos de Inverno de Portugal e teve como grande novidade, a inclusão do snowboard.
A actividade decorreu num ambiente de grande animação e convívio, proporcionando a todas as crianças a oportunidade de se iniciarem e se aperfeiçoarem no esqui e snowboard.
Para além da vertente desportiva, os jovens participantes realizaram ainda uma actividade lúdica relacionada com as comemorações do Dia Mundial da Neve, marcado para o próximo dia 22 de Janeiro.
Nesse dia, a Federação de Desportos de Inverno de Portugal, vai organizar nas pistas de esqui da Serra da Estrela, uma iniciativa solidária em colaboração com a Casa do Menino Jesus.
As crianças e os jovens daquela instituição covilhanense (alguns pela primeira vez) vão ter a oportunidade de contactar directamente com a neve e aprender a esquiar.

Fonte: Radio Cova da Beira