Meteorologia Serra Estrela - Vitor Baia

Manteigas faz levantamento concelhio de usos e costumes do século XX


A Câmara Municipal de Manteigas vai dinamizar um projeto cultural de recolha de informação junto dos habitantes do concelho sobre os usos e os costumes existentes no século XX.

Segundo a autarquia presidida por José Manuel Biscaia, o projeto denominado “Manteigas d’Outrora” visa retratar o território de Manteigas no século XX, perpetuando a sua memória, através da recolha imaterial dos seus usos e costumes.

“A recolha deste património imaterial será feita com base em entrevistas realizadas a habitantes mais idosos, complementada com uma recolha bibliográfica e demais fontes documentais”, esclarece a autarquia em comunicado hoje enviado à agência Lusa.

Na nota, o município convida toda a população em geral a participar no projeto de dinamização da cultura local.

A fonte refere que com a iniciativa pretende fazer a recolha imaterial de temas específicos, tais como vida privada, cerimónias fúnebres e ritos mortuários, vida pública, vida popular, vida quotidiana, cerimonial social e folclore.

Sobre a vida privada, indica que serão recolhidos costumes no âmbito do nascimento, do batismo, do namoro, do noivado e do casamento.

O tema cerimónias fúnebres e ritos mortuários incluirá o velório, a vigília, o luto, os cortejos fúnebres e as carpideiras.

A temática da vida pública, popular, quotidiana e cerimonial social irá incidir sobre festas populares (carnaval e santos populares), festivais e feiras anuais, mercados e quermesses, procissões, corsos e cortejos, jogos, danças, bailes e dias especiais (da mãe, do pai, dos mortos e feriado municipal).

Na recolha a realizar pela autarquia de Manteigas serão ainda incluídas histórias narrativas, lendas, fábulas, anedotas, superstições, crenças, costumes populares, o sobrenatural e espíritos bons e maus.

Por fim, na vertente do folclore, considerado um “riquíssimo tema”, o trabalho a realizar no território daquele município da Serra da Estrela irá incidir sobre danças, canções populares, cantigas do trabalho, cantigas de despedida, provérbios, adágios, ditos populares, nomes populares de pessoas, plantas, animais e ruas.

O concelho de Manteigas é o mais pequeno do distrito da Guarda, com cerca de 3.430 habitantes, que estão dispersos pela sede e pelas freguesias rurais de Sameiro e de Vale de Amoreira.

Fonte - Beira.pt 
 

Sem comentários:

Para ver outras noticias Clique em MENSAGENS ANTIGAS