Meteorologia Serra Estrela - Vitor Baia

Dominado incêndio em Sameiro, no Parque Natural da Serra da Estrela

“Orografia do terreno e os afloramentos rochosos que caracterizam o Parque Natural da Serra da Estrela” foram as principais dificuldades encontradas no combate, dizem os bombeiros.


O incêndio que deflagrou no domingo na freguesia de Sameiro, no concelho de Manteigas, distrito da Guarda, foi dado como dominado na manhã desta segunda-feira, disse à agência Lusa fonte dos bombeiros.

Segundo a fonte do Comando Distrital de Operações e Socorro (CDOS) da Guarda, o fogo foi dado como dominado às 09h55.

O incêndio começou às 09h35 de domingo e chegou a ter três frentes ativas, duas das quais dominadas durante a noite.

Ao início da manhã, o fogo mantinha uma frente ativa que queimava essencialmente uma zona de mato, como explicou à Lusa o comandante operacional do Agrupamento Distrital Centro Norte, António Ribeiro.

Segundo adiantou, a “orografia do terreno e os afloramentos rochosos que caracterizam o Parque Natural da Serra da Estrela” foram as principais dificuldades encontradas no combate.
O concelho de Manteigas já tinha sido atingido no fim de semana por outro incêndio que começou ao início da tarde de sábado na localidade de São Pedro.

Outro incêndio que deflagrou, no sábado, numa zona de mato no vale glaciar de Manteigas, no Parque Natural da Serra da Estrela, já se encontra em fase de rescaldo.

Às 10h30, a ANPC registava ainda mais nove incêndios ativos que estavam a ser combatidos por quase 300 operacionais e 80 meios terrestres.

Fonte: Observador
Videos: Tvi24

Sem comentários:

Para ver outras noticias Clique em MENSAGENS ANTIGAS