sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Manteigas integra Aldeias Históricas de Portugal

Em reunião do dia 26 de janeiro último, a Direção das Aldeias Históricas de Portugal – Associação de Desenvolvimento Turístico aprovou, por unanimidade, a adesão de Manteigas à referida rede.


A Aldeias Históricas de Portugal é uma Associação de Desenvolvimento Turístico, de direito privado e sem fins lucrativos. Criada em 2007, tem como objeto promover o desenvolvimento turístico da rede.

Entre outros, a Associação tem como principais objetivos e atribuições gerir e promover a marca «Aldeias Históricas de Portugal»; qualificar o produto turístico das aldeias históricas, através da definição de uma estratégia concertada de atuação e promoção, e do desenvolvimento de produtos turísticos; apoiar o desenvolvimento de uma política de incentivos aos investidores que desejem investir na região e concertá-la com as instituições públicas e privadas que possam estar envolvidas; promover iniciativas de animação cultural e divulgação do património das Aldeias; contribuir para a melhoria da qualidade de vida local e para a diversificação e dinamização da atividade económica, nomeadamente na área do turismo e promover ações de qualificação e divulgação do património cultural, bem como a qualificação dos recursos humanos e outras.

A Associação Desenvolvimento Turístico Aldeias Históricas de Portugal (ADTAHP) é a entidade gestora da marca turística, contando com parceiros públicos e privados. Esta abordagem mista permite uma melhor comunicação entre todos os stakeholders do território e o desenvolvimento de ações orientadas para satisfazer as necessidades existentes e percebidas pelos agentes locais. Com sede em Belmonte, a ADTAHP permite uma centralidade mais justa e um reconhecimento concreto de cada especificidade de cada aldeia e concelho.

Recorde-se que esta adesão foi submetida pela Câmara Municipal de Manteigas à Assembleia Municipal que deliberou aprovar em 18 de dezembro 2015.

Fonte:  Beira.pt 

Sem comentários:

Meteorologia Serra Estrela - Vitor Baia