Meteorologia Serra Estrela - Vitor Baia

Campanha de angariação de donativos – Bombeiros Voluntários de Manteigas

A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Manteigas

Serviço de Saúde, Fogo e Socorro 

Fundada em 14 -11-1954 

Caros (as) Manteiguenses e Amigos 

A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Manteigas que conta já com quase 60 anos de existência, tem ao longo destes anos realizado com notável êxito a missão que lhe está confiada. O combate a incêndios urbanos, o socorro e transportes de doentes e acidentados, o resgate de pessoas em montanha, a defesa da floresta contra incêndios o auxílio a pessoas com deficiência física, entre muitas outras de menor relevo mas de extrema importância para a segurança de pessoas e bens, são as ações onde os Bombeiros de Manteigas têm atuado com grande coragem, profissionalismo e competência em prol da comunidade manteiguense e da população em geral. Não fora o pronto empenhamento no combate aos incêndios florestais e Manteigas, pelo menos em duas ocasiões nos últimos anos, poderia ter ficado coberta de cinzas. Está aliás por se saber o que acontecerá ao casario de Manteigas, se alguma vez se vir envolvido por chamas em boa parte das suas encostas. E assim continuará, felizmente, desde que ao Corpo de Bombeiros e à sua Associação se garantam condições de continuar a existir neste nosso covão serrano, “bonito por natureza”.

Os Bombeiros de Manteigas atravessam hoje graves dificuldades financeiras. O aumento substancial dos combustíveis, os encargos com a manutenção do quartel, das viaturas e do material de socorro e combate, mas sobretudo a progressiva diminuição de receitas tem conduzido esta Associação a uma situação preocupante em termos financeiros. Os transportes de doentes que muitos deles deixaram de ser pagos pelo Ministério da Saúde, quando no passado recente o eram, deram origem a um enorme desequilíbrio orçamental que só a generosidade dos Manteiguenses poderá equilibrar. A Câmara Municipal de Manteigas, enquanto entidade primeira responsável pela proteção civil do concelho e as Juntas de Freguesia não deixarão de reforçar o tradicional apoio, porém, tal reforço será ainda insuficiente para garantir o normal funcionamento do Corpo de Bombeiros e sua Associação.
Todavia, mesmo nesta situação, os Bombeiros de Manteigas têm correspondido com determinação e eficácia a todas as solicitações no auxílio e defesa de pessoas e bens. Até quando poderão continuar a prestar semelhante serviço sem o reforço do apoio e contribuição de todos os Manteiguenses, tanto dos residentes como dos da diáspora é uma questão que só terá resposta depois de se aferir da receção desta campanha de aumento de receitas que a Direção recentemente eleita desta Associação e a que tenho a honra de presidir empreendeu.
Embora conhecendo que a atual situação do País, das famílias portuguesas e de algumas outras radicadas em vários outros países, também é difícil, venho apelar à Sua Boa Vontade no sentido de apoiar a nossa Associação de Bombeiros Voluntários com um DONATIVO para fazer frente às carências financeiras com que nos vemos confrontados. Que ele seja do tamanho da sua disponibilidade, pois que do tamanho da sua generosidade sabemos que ele seria bem reconfortante para a situação que atualmente vivemos.

Bem-haja pelo seu apoio e aceite os meus antecipados agradecimentos e sinceros cumprimentos.

O PRESIDENTE DA DIRECÇÃO
 Rui Massano de Carvalho

O seu donativo poderá ser enviado para:
Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Manteigas
Rua dos Bombeiros Voluntários de Manteigas
6260-144 MANTEIGAS
PORTUGAL
Ou através de transferência bancária para a conta da CGD NIB:
0035 0435 0000 1338 130 55
Nota: Com o donativo envie o seu n.º fiscal de contribuinte para emissão do recibo.

Sem comentários:

Para ver outras noticias Clique em MENSAGENS ANTIGAS