Meteorologia Serra Estrela - Vitor Baia

  • Mais calor a partir de Sábado - O tempo vai continuar quente e seco, vamos ter mais calor a partir de Sábado com as temperaturas a ultrapassarem os 40 ºC nos locais mais quentes e os 35...
    Há 2 dias

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Associação Bandeira Azul da Europa reconhece Município de Manteigas


MANTEIGAS – A Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), secção portuguesa da Foundation for Environmental Education certificou o Município de Manteigas com a implementação do Programa Eco-Escolas e a participação no Programa ECOXXI 2012.
O programa Eco-Escolas, implementado e promovido pela Câmara Municipal de Manteigas desde 2006, pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental e/ou Educação para o Desenvolvimento Sustentável.

As escolas que aderem a este projeto devem manifestar vontade de melhorar o seu desempenho ambiental, envolvendo os alunos nos processos de decisão e implementação do programa. No Concelho de Manteigas, de 2005 a 2012, todas a escolas participantes no projeto têm recebido a Bandeira Verde. Este galardão é atribuído às escolas que se candidatam e implementam os sete passos (conselho Eco-Escolas, auditoria ambiental, plano de ação, trabalho curricular, monitorização e avaliação, envolvimento da comunidade e ecocódigo) definidos na metodologia do Eco-Escolas. Em 2012 foram contempladas a Escola Básica 2.º e 3.º Ciclos, as Escolas Básicas do 1.º Ciclo de Manteigas e Sameiro, a Escola Profissional de Hotelaria, o Externato de Nossa Senhora de Fátima e os jardins-de-infância de Manteigas e Sameiro.

A existência do projeto ECOXXI 2012 visa o desenvolvimento de uma ação pedagógica junto dos municípios, considerados como agentes privilegiados de promoção do desenvolvimento sustentável. O Programa ECOXXI procura, ainda, reconhecer as boas práticas de sustentabilidade desenvolvidas ao nível do município e valorizar um conjunto de aspetos considerados fundamentais à construção do Desenvolvimento Sustentável, alicerçados em dois pilares: a educação no sentido da sustentabilidade e a qualidade ambiental.

A candidatura do Município de Manteigas alcançou com sucesso os objetivos definidos para o ano de 2012.

Fonte:  Local.pt

Sem comentários: